Notícias do Sindicato
A razão de ser de um sindicato
15 de maio de 2026A organização sindical é defendida no artigo 8º da Constituição Federal que, em um de seus incisos, veda inclusive a criação de mais de uma representação na mesma base territorial.
Isto posto, gostaria aqui de tecer algumas considerações a respeito do Sindifisco em Pernambuco. Criado em dezembro de 1988, resultou da unificação de três associações, com o objetivo de defender os direitos da categoria dos auditores e julgadores da Secretaria da Fazenda do Estado, sejam ativos, aposentados ou pensionistas.
A força de qualquer sindicato está depositada na sua capacidade de união da categoria em defesa de seus direitos perante a autoridade constituída. Uma entidade dividida enfraquece seu poder de luta na conquista de seus interesses mais legítimos e uma situação como essa pode favorecer e ser estimulada pelos detentores do poder.
O Sindifisco hoje está lutando arduamente pelo interesse de todos, mas se depara com uma intransigência aparentemente exposta pelo governo na manutenção de um item que favorece apenas uma parte da categoria, o auxílio alimentação, percebida apenas pelos ativos. A proposta de juntar o valor do auxílio alimentação ao auxílio saúde, beneficiando a todos conjuntamente, desagrada a uma minoria de servidores que, inclusive, não teria nenhuma perda remuneratória. Por quê?
A solução encontrada garantiria a unidade remuneratória entre ativos e inativos, não significaria nenhum gasto adicional ao governo e, por fim, não exigiria nenhuma alteração em lei. E aí fica a pergunta que não quer calar: Por quê?
O mais grave de tudo, pelo menos até então, é que a resposta não é dada de outra forma senão essa: Porque não!
Desde quando “Porque não” é resposta que deva ser dada legitimamente por uma autoridade?
A verdade é uma só: o Sindifisco defende e defenderá até o fim e de forma inarredável, a unidade da categoria! Pode ser de interesse do governo o enfraquecimento da classe. É possível que exista, e na verdade existe, um dissenso interno achando que a manutenção de um auxílio remuneratório exclusivo aos ativos seria uma questão temporária a ser recuperada posteriormente.
Mas a questão que o Sindifisco não pode abrir mão é a da UNIDADE da categoria. Não estamos lutando por um mais na frente, estamos batalhando por um AGORA E SEMPRE!
UNIDADE SEMPRE!
Essa é a razão de ser de um sindicato!
Fonte: Sindifisco Pernambuco
Mais Notícias do Sindicato
Comunicado aos filiados: mudança na comunicação pelo WhatsApp
Colegas, Quero informar que mudanças recentes implementadas pela Meta (WhatsApp, Facebook e Instagram) no funcionamento do WhatsApp passaram a dificultar […]
Artigo da Diretoria do Sindifisco destaca operação da Sefaz e cobra reação do Governo de Pernambuco
A Diretoria do Sindifisco-PE publicou, nesta segunda-feira, no site Jamildo.com, um artigo sobre a operação contra uma fábrica clandestina de […]
Ato na Sefaz-PE escancara descaso do Governo e reafirma a luta da categoria
Nesta quinta-feira, 28 de maio, o Sindifisco Pernambuco realizou um ato no Edifício-Sede da Secretaria da Fazenda de Pernambuco contra […]
Criação de Grupos no WhatsApp para envio dos informativos
O Sindifisco informa que, em razão das mudanças anunciadas pelo WhatsApp para limitar o envio de mensagens por listas de […]