Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Wi-fi de graça em 74 pontos do Recife

27 de novembro de 2014

Acessar a internet de graça na rua já é possível em 74 pontos do Recife. Desde ontem, essas áreas estão conectadas por uma rede sem fio gratuita, através do projeto Conecta Recife, promovido pela prefeitura, que começou a ser instalado em 14 de outubro.

O sinal funciona 24 horas por dia, mas antes de utilizar, o usuário precisa fazer um cadastro e confirmá-lo por e-mail. Até ontem, 24,5 mil cadastros foram efetuados. Cada ponto tem raio de até 100 metros de alcance. O acesso é monitorado por um software que impede sites pornográficos e de apologia ao crime.

O projeto, promovido por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria de Turismo e Lazer, busca incluir digitalmente os recifenses e dar acesso a informações de turismo e lazer aos visitantes. “Cada hotspot aguenta até 100 usuários logados. Se passar deste número, enviaremos uma mensagem pedindo para o usuário aguardar”, explicou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes. Nos pontos onde há aglomeração de pessoas, há mais de um hotspot. 

Na orla de Boa Viagem, onde alguns pontos terminavam de ser instalados na manhã de ontem, a novidade foi vista com entusiasmo por Hilkias Alencar, 27, turista de Fortaleza (CE). “O sistema 3G oferecido pelas operadoras de telefonia móvel deixa muito a desejar. Esse wi-fi público pode facilitar para encontrar pontos turísticos, já que atualmente eu tenho voltar para o hotel para utilizar a internet de lá”, comentou o cearense.

Conexões 

Ontem pela manhã, houve alguns problemas em dois dos três locais onde o Diario testou o sistema. Na Rua da Moeda, a página de cadastro não carregou. No Parque 13 de Maio, o celular não encontrou a rede, que estava instável. Na Praça do Arsenal, o sinal funcionou bem, mas com celular que opera o sistema Android. Em um iPhone, que roda com iOS, não houve sucesso. 

Por nota, a Emprel informou que pode haver falha se o usuário estiver distante do lugar sinalizado. A Emprel acrescentou que só na tarde de ontem 224 conexões foram feitas em toda região do Recife Antigo, incluindo a Rua da Moeda. Sobre o 13 de Maio, a empresa disse que ontem houve 14 acessos no local. Em relação aos telefones da Apple, a Emprel afirmou que na tarde de ontem um problema na conexão entre o sistema iOS 8 e o Conecta Recife foi identificado e que a falha deveria estar resolvida até hoje.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco