Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Vitória em 171 cidades, inclusive em toda a RMR

30 de outubro de 2006

 

O governador eleito, Eduardo Campos (PSB), foi o mais votado em 171 cidades, além do distrito de Fernando de Noronha – o que corresponde a um aproveitamento de 92,9% do total de municípios. Na Região Metropolitana do Recife, o socialista venceu nas 13 cidades. No primeiro turno, seu adversário, o governador-candidato Mendonça Filho (PFL) havia tido o melhor desempenho, vencendo em 12 cidades da RMR. O melhor desempenho de Eduardo na área foi Itapissuma, onde obteve 73,67% do total de votos. No Recife, o percentual de votos pró-socialista foi de 57,05%.

Na Zona da Mata, das 44 cidades, Eduardo foi majoritário em 41. Tradicional reduto dos movimentos sociais no Estado, a região foi alvo de alguns dos maiores eventos da campanha socialista no segundo turno. Na última sexta-feira, mesmo impedido pela legislação eleitoral de fazer comícios, Eduardo decidiu encerrar as atividades no interior com duas caminhadas, nos municípios de Palmares e Catende – cidades com ligações históricas com o ex-governador Miguel Arraes (já falecido).

Dos 71 municípios localizados no Agreste pernambucano, 64 deram a vitória a Eduardo. Foi ainda no Agreste que Mendonça Filho ganhou em sete, das 13 cidades onde foi majoritário. O fato de contar com deputados (estaduais e federais) com grande inserção na área foi fundamental para que Eduardo consolidasse o crescimento na região. No primeiro turno, o socialista havia ficado em terceiro lugar, atrás de Mendonça Filho e do petista Humberto Costa em diversos municípios.

No Sertão, Eduardo saiu das urnas como o vencedor em 53 das 56 cidades da região. No primeiro turno, o governador eleito já havia tido, proporcionalmente, o melhor desempenho na região.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco