Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Velocidade elevada em 50%

19 de junho de 2014

O corredor exclusivo de ônibus, inaugurado na última segunda-feira nas Avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira, nos bairros do Pina e Boa Viagem, Zona Sul do Recife, superou as expectativas da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). A estimativa era de que a velocidade dos ônibus aumentaria de 20 a 25% na faixa azul, com 5,8 km de extensão. Mas a companhia anunciou ontem que o transporte coletivo está 50% mais veloz em relação às semanas anteriores. A velocidade média, que ficava em torno dos 11 km/hora, passou para 16,5 km/hora.

Entretanto, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, admite que esse ganho pode estar sendo influenciado pelo período, já que muitas escolas estão de férias. "Vamos repetir essa avaliação em agosto para saber, realmente, quanto aumentou a velocidade média dos ônibus", adianta. Ela também atribui o desempenho acima do esperado à nova alternativa viária, surgida na semana passada. "A abertura da pista Oeste da Via Mangue ajudou a reduzir o tráfego da Avenida Domingos Ferreira, melhorando a fluidez tanto para carros de passeio quanto para os ônibus. Isso não ocorreu nem em Afogados nem na Imbiribeira, onde as faixas também foram implantadas."

Ao contrário das outras duas faixas azuis, onde ainda há invasão de veículos particulares apesar da fiscalização, no corredor da Avenida Domingos Ferreira quem estava se comportando mal, ontem, era o beneficiado. Por hábito ou impaciência, alguns motoristas de ônibus foram flagrados trafegando na faixa do meio da via. A orientação é que eles mudem de pista apenas para ultrapassar outro coletivo na parada.

Segundo Taciana Ferreira, essa conduta não é proibida, mas também não é recomendável. "Antes de a gente implantar uma faixa azul, informamos ao Grande Recife Consórcio de Transporte e às empresas que atuam na área, para que orientem os condutores", esclarece. Taciana explica que cabe ao consórcio fiscalizar se os coletivos estão circulando na faixa. Táxi sem passageiros também foram vistos, dividindo o espaço com os ônibus.

Por enquanto, os usuários do transporte público estão aprovando a novidade. "Achei que o caminho ficou mais curto do Carrefour para cá (fim da Domingos Ferreira, sentido Piedade). Agora, vou chegar mais cedo em Prazeres", disse o aposentado Sebastião Nunes Cavalcanti Filho.

Na faixa azul da Domingos Ferreira circulam 24 linhas de ônibus, que realizam 160 viagens por hora e transportam até 17 mil passageiros nesse espaço de tempo. Como o comércio dessa via é intenso, obrigando automóveis a usar a faixa para fazer conversões à direita, a CTTU tinha calculado um ganho na velocidade dos ônibus inferior ao registrado na Rua Cosme Viana (Afogados) e na Mascarenhas de Morais (Imbiribeira). Ficaria entre 20 e 25%.

Segundo a presidente da CTTU, a próxima faixa azul deve ser inaugurada em agosto, na Avenida Recife, onde já foi feito um trabalho de recapeamento. A expectativa é que esse corredor comece operando com câmeras de fiscalização para flagrar invasores. Também vão ganhar corredores exclusivos as Avenidas Beberibe, Abdias de Carvalho, Conselheiro Aguiar, Antônio de Góis, Visconde de Albuquerque, Rua Cônego Barata, Estrada dos Remédios e Estrada Velha de Água Fria.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco