Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Vantagem reduzida na corrida eleitoral

23 de maio de 2014

Pesquisa Ibope divulgada ontem repetiu o crescimento dos candidatos de oposição – Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE) – detectado em outros levantamentos recentes e aponta a possibilidade de a disputa presidencial ser decidida apenas no segundo turno. A diferença entre a intenção de votos dos nove candidatos de oposição e da presidente Dilma Rousseff é, agora, de apenas três pontos percentuais (40% a 37%). Entre os oposicionistas, o tucano subiu seis pontos percentuais (14% em abril para 20% agora), enquanto o socialista cresceu cinco (de 6% para 11%) – a petista foi de 37% para 40%. Chamou atenção o decréscimo dos brancos e nulo: de 24% para 14%.

“O desejo de mudança se apresenta mais forte que nunca no coração das pessoas de todos os recantos do Brasil. O povo já escolheu a mudança”, disse Eduardo Campos na sua página oficial no Facebook. “O ponto em comum em todas as pesquisas é que cresce a intenção de voto à medida em que cresce o número de pessoas que conhecem Eduardo Campos”, diz a assessoria de imprensa do socialista.

Aécio comemorou o resultado e destacou que tem crescido em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente. “Confirma o crescimento do conjunto das oposições, mesmo com o grau de conhecimento dos candidatos muito menor do que o da atual presidente”, comentou o tucano.

Para o professor de Ciências Políticas da UnB Octaciano Nogueira, é comum, neste momento da disputa, a oscilação nos índices de intenção de voto dos candidatos. “Daqui para frente, cada vez mais, valerá o poder de convencimento dos candidatos perante o eleitorado”, afirmou Nogueira.

Números da pesquisa Ibope (em %)

Dilma Rousseff (PT) 40
Aécio Neves (PSDB): 20
Eduardo Campos (PSB): 11
Pastor Everaldo (PSC): 3
Eduardo Jorge (PV): 1
José Maria (PSTU): 1
Eymael (PSDC): 0
Levy Fidelix (PRTB): 0
Mauro Iasi (PCB): 0
Randolfe Rodrigues: 0
Brancos e nulos: 14
Não sabe/não respondeu: 10
 

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco