Valério Arcary inicia a série de palestras do XV Conafaz

24 de setembro de 2014

Com a temática “O olhar da sociedade sobre o serviço público e o papel do servidor”, tema bastante relevante uma vez que há uma busca incessante pela valorização e reconhecimento de quem trabalha no funcionalismo público em prol da população brasileira, Valério Arcary mostrou a triste realidade na qual vivemos atualmente.

Além de comprovar, através de dados baseados em estudos recentes do IBGE, que o Brasil nos últimos anos conseguiu se tornar um país menos pobre, porém, ainda muito injusto, houve também a triste constatação: a crescente disparidade da pequena parcela dos mais ricos em relação ao restante da população brasileira, principalmente nos últimos 15 anos.

“Estamos num momento que cabe à nossa geração, no apogeu da fase adulta, assumir as nossas responsabilidades. A sociedade brasileira é de baixíssima escolaridade e baixo salário. Não tenho um olhar nada positivo da atual conjuntura socioeconômica do Brasil”, afirmou Valério Arcary.

Na explanação nada positiva sobre a realidade na qual estamos vivendo, alguns índices foram observados, como a redução da taxa de fertilidade com o passar dos anos dos brasileiros e o desenvolvimento humano da nossa sociedade.

Em relação ao funcionalismo público na ótica da sociedade, Arcary acredita que é preciso um maior reconhecimento para o trabalho dos servidores ser mais valorizado. “Nós desempenhamos funções que dificilmente seriam exercidas por outras pessoas e há várias razões para nós termos orgulho disso”, disse.

Para Arcary, o fortalecimento da categoria é um caminho na tentativa de mudar o atual cenário. “Devemos defender os sindicatos e precisamos de muitos aliados. O isolacionismo sindical diz que se agimos para salvarmos o nosso próprio pescoço vamos nos dar bem. Isso é muito perigoso porque a estratégia do estado é dividir a categoria e com isso nos enfraquecer”, afirmou.

Fonte: Comunicação Sindifisco