Notícias
União pressiona Pernambuco
28 de janeiro de 2014A reunião de monitoramento das intervenções de mobilidade urbana voltadas para a Copa do Mundo, ontem, teve tom de preocupação. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, encontrou-se com o governador Eduardo Campos e viu de perto o atraso. Foi ao Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião, na Várzea, Zona Oeste do Recife, onde um terço das obras ainda não foi feito, a dois meses do final do prazo. Na estação de metrô, os tapumes davam o tom do improviso. O elevador estava sem funcionar. Antes de deixar o local, o representante do governo federal disse que as obras que mais causavam temor eram o Ramal da Copa e o Corredor Leste-Oeste, também atrasadas.
A área onde será instalado o TI Cosme e Damião, hoje, é só lama. A chuva deixou o lugar difícil de ser acessado até mesmo por carros. O ministro e o governador chegaram ao local pela entrada do metrô, cercada por tapumes. A população que acesso a estação precisa passar por uma ponte estreita improvisada com madeira e em meio a entulhos.
Antes da visita à Arena Pernambuco e ao terminal, que ocorreu com quase duas horas de atraso, Aguinaldo e Eduardo tiveram uma reunião na sede provisória do governo estadual, no Centro de Convenções. O encontro serviu para avaliar o cronograma das obras e buscar solucionar as pendências. "Nossa principal preocupação diz respeito ao Ramal da Copa e ao Corredor Leste-Oeste. Tivemos, e ainda temos, alguns problemas com desapropriações, mas que estão sendo vencidos. O governo do Estado nos apresentou uma solução e faremos a repactuação. É preciso destravar alguns entraves, mas confiamos que tudo esteja pronto até a Copa do Mundo. Os problemas são naturais", afirmou o ministro.
Aguinaldo acrescentou que outra dor de cabeça diz respeito a um problema de drenagem no TI Cosme e Damião. Ele conversou com a equipe responsável pelo trabalho e ouviu a garantia de que a falha seria sanada.
Eduardo Campos assegurou que o cronograma das obras será cumprido. "Há um plano amplo em curso, que passou por um grande estudo, para construir um sistema público de passageiros. Estamos com 88% do que foi programado já feito e as obras ficarão prontas a contento", disse.
Segundo o Portal da Transparência da Copa 2014, da Controladoria Geral da União, o Ramal da Copa deveria ter ficado pronto em abril do ano passado, mas a nova previsão é para o fim de março. É a mesma situação do Corredor Leste-Oeste, que ainda sofre para concluir as desapropriações. Por conta disso, as duas estações em Camaragibe nem sequer começaram a ser construídas.
Morando em frente ao TI Cosme e Damião e com a casa marcada de tinta vermelha, a dona de casa Josefa Maria de Santana, 55 anos, ainda não sabe o que o futuro lhe reserva. "Falaram que a gente teria que sair daqui para construírem a estrada de acesso ao terminal, mas até agora nada. Estamos comendo poeira e não dão posição nenhuma", contou ela, cujo marido adoeceu e morreu logo após o governo bater à porta da família, que vive há quase quatro décadas no local.
O desempregado Veridiano Paulo Macedo, 34, já perdeu a casa, mas ainda não viu a cor do dinheiro. Seu caso está na Justiça. Segundo ele, a Secretaria Executiva de Desapropriações ofereceu R$ 72 mil por uma residência que tinha mais de 350 metros quadrados. "O terreno da minha casa tinha coqueiro, mangueira, jaqueira, e agora é só essa pista que não vai servir para nada. Essa Copa só trouxe dor de cabeça. Estou esperando o dinheiro sair para poder construir minha casa", disse.
Ainda ontem, a Secretaria das Cidades de Pernambuco admitiu, pela primeira vez, que o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe não será concluído antes do início da Copa do Mundo, como previa o cronograma oficial. Aguinaldo e Eduardo chegaram a citar o transporte fluvial em suas entrevistas, mas o novo sistema só começará a operar, na melhor das hipóteses, em setembro. As 13 embarcações ainda serão encomendadas. Quatro estações estão em construção e três não foram nem iniciadas.
Fonte: Jornal do Commercio
Notícias
Servidores da Justiça Federal ganham novo penduricalho
O Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou um penduricalho para servidores em cargos de confiança da Justiça Federal de primeira […]
Banco Central pode ter ampla autonomia se PEC for aprovada
O Senado deve concentrar atenção, nos próximos dias, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que amplia a autonomia […]
Fachin propõe ‘contracheque único’ para juízes como forma de controlar penduricalhos
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vota, na terça-feira (26), uma resolução que torna obrigatória a adoção do “contracheque único” […]
Juízes federais pressionam STF para teto salarial ser de R$ 71,5 mil
Entidades representativas da magistratura, como a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF), nessa […]