Notícias da Fenafisco
Turismo terá pacotes populares
17 de março de 2006
RIO – O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, confirmou ontem que as vendas de pacotes turísticos a preços populares, do programa Vai Brasil, serão oficialmente iniciadas durante o Salão do Turismo, que acontece de 2 a 6 de junho, em São Paulo. Mares Guia evitou antecipar os custos médios previstos para os pacotes turísticos populares do Vai Brasil, mas a expectativa, já anteriormente divulgada, é de que trabalhadores que ganham entre R$ 800 e R$ 1.200 sejam atendidos por pacotes turísticos que custem, pelo menos, um terço da média atual – que varia de R$ 2 mil a R$ 4 mil.
Segundo o ministro, as agências de viagens e operadoras de turismo nacionais já estão montando pacotes a partir da confirmação da participação efetiva das companhias aéreas e hotéis nas ofertas. A expectativa é de que o site oficial do programa, canal que concentrará boa parte das vendas, entre no ar na primeira semana de junho, quando acontece o evento do turismo nacional.
“As companhias aéreas não tinham colocado no papel, ainda, o tamanho da sua contribuição mensal, que deve ser de 340 mil assentos por ano. Já os hotéis vão colocar à disposição do programa mais de 600 mil apartamentos por ano. Considero isso um êxito total. Supera as nossas expectativas”, comentou o ministro.
O secretário de políticas nacionais do ministério do Turismo, Milton Zuanazzi – que assumirá a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na segunda-feira – pontuou ainda que a TAM, a Varig e a Gol efetivaram a participação no programa Vai Brasil. Segundo Zuanazzi, a BRA, caçula das companhias aéreas brasileiras, já prepara um estudo de oferta para informar qual a capacidade de assentos que pretende oferecer.
O ministro negou, no entanto, que o início das vendas de pacotes populares – que acontecerá um ano após o lançamento do programa – tenha sido comprometido por impasses nas negociações com empresários do setor e companhias aéreas.
“ Não atrasamos. Apenas ajustamos o lançamento a uma melhor capacitação dos ofertantes”, disse.
“Como o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil é um evento patrocinado pelo ministério do Turismo e pelos Estados, serão viabilizados pontos de acesso à internet para que todos os freqüentadores possam consultar e adquirir os pacotes. Na feira é proibida a comercialização de produtos”, garantiu Mares Guia.
Fonte: Jornal do Commercio
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