Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Transnordestina terá 36 estações

7 de junho de 2006

 MISSÃO VELHA – A nova Ferrovia Transnordestina vai construir 36 estações de passageiros. A promessa foi feita, ontem, em Missão Velha, no Cariri cearense, pelo ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, ao participar da solenidade de lançamento do marco zero do início das obras, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O transporte de passageiros é uma coisa muito reclamada por todos que moram no Sertão e não têm transporte barato. Entre Fortaleza e Missão Velha, 23 estações de passageiros serão construídas. Entre Recife e Araripina, 13 estações”, disse o ministro. A obra é um investimento de R$ 4,5 milhões e terá uma extensão 1.860 quilômetros, ligando os portos de Pecém (CE) ao de Suape (PE), servindo para o escoamento da produção agrícola e mineral da Região.

 A ferrovia terá modernos trens de passageiro, que rodarão a 80 quilômetros por hora. Hoje, a velocidade é de 15 quilômetros por hora. “Somente na fase de construção, 70 mil empregos serão criados. Isso significa duas vezes a população de Missão Velha”, informou Brito. “Depois de pronta, gerando novas empresas, aumentando a produção das que já existem, serão criados, até o ano de 2015, mais 520 mil empregos”, acrescentou.

 O presidente Lula cobrou do presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Streinbruch, perante 10 mil pessoas, a conclusão da ferrovia num curto espaço de tempo, segundo o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. A CSN é a principal investidora do projeto, que tem um custo total de R$ 4,5 milhões.

 “Esta obra tem, para mim, uma importância extraordinária e fundamental. Porque eu tenho consciência que esta obra aqui é o começo de um novo Nordeste. Então, Benjamin, eu queria te pedir, como empresário dono da Ferrovia, o BNDES está aqui, que a gente não medisse sacrifício. Que a gente tentasse encurtar todo tempo possível para que, no menor tempo, a gente possa ter essa ferrovia acabada. Por isso quero voltar aqui em breve para andar de trem e levar o progresso do Nordeste”, disse Lula, dirigindo-se ao presidente da CSN, que balançou a cabeça prometendo atender o pedido do presidente.

 “Hoje, mais de um milhão e meio de toneladas de grãos saem do sudeste do Piauí,

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco