Notícias da Fenafisco
Todos com o Fisco
6 de junho de 2007
O coordenador do Projeto Todos com a Nota na Secretaria da Fazenda, Edson Cisneiros, acredita que o programa, que além do módulo esportivo prevê a troca de notas fiscais para acesso a shows de teatro, compra de livros e ações de solidariedade, tem potencial de ampliação real de arrecadação de até R$ 80 milhões/ano, especialmente no segmento varejista.
Cisneiros já foi gerente do setor de varejo no Fisco por quatro anos e acha que o segmento, que em 1998 representava 20% da arrecadação de ICMS e caiu para 11% no ano passado, pode voltar ao patamar de pelo menos 15% se a campanha mobilizar a população, especialmente nos pequenos estabelecimentos da periferia. Pelo balanço de 2006, a Secretaria da Fazenda desagregou o segmento, fixando a participação do varejo em 6,01%, o de supermercados em 2,98%, e o de trigo em 3,14%.
Ele reconhece que nas grandes redes a informatização, a implantação de emissores de cupons fiscais e sua conexão com as administradoras de cartões de crédito facilitam a emissão da nota fiscal. Mas nos pequenos estabelecimentos, o potencial de sonegação continua alto e é foco que a campanha se propõe a atuar. Ele acredita que a Fazenda vai atingir a meta do primeiro ano de agregar mais R$ 30 milhões à arrecadação prosseguindo para chegar ao R$ 80 milhões/ano. Mas a campanha publicitária não pôde ser contratada porque o governo ainda não licitou as novas agências de publicidade que serão responsáveis pela propaganda oficial, o que reduziu sua visibilidade. O módulo esportivo custará ao governo R$ 10 milhões
Fonte: Jornal do Commercio
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