Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Taxas cobradas pelo Detran do Estado vão ter aumento de 3,02%

3 de janeiro de 2007

Todas as taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) terão um reajuste de 3,02% em 2007. Esse percentual equivale à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período entre dezembro de 2005 e novembro de 2006.

Entre as cobranças realizadas pelo Detran que sofrerão o reajuste de 3,02% está a taxa de licenciamento. Hoje, ela custa R$ 48,16. A taxa de licenciamento é paga com o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPVA. O processo de licenciamento anual do veículo inclui tanto essa taxa, quanto o IPVA, receitas delegadas (a exemplo da taxa tapa-buraco) e o seguro obrigatório (DPVAT). O aumento do seguro obrigatório ficará entre 11,13% (veículos de passeio, táxi e carro de aluguel) e 33,55% (motocicletas).

Todos os 1,2 milhão de veículos cadastrados no Estado pagam a taxa de licenciamento. Franklin Azoubel, presidente do Detran, explica que o índice de inadimplência é de 17%.

O veículo irregular que for pego numa fiscalização de rua será apreendido. Neste ano, as fiscalizações passaram a ser permanentes quando no passado eram esporádicas. Azoubel explica que o reajuste das taxas do Detran está previsto no Decreto nº 11.922, de 29 de dezembro de 2000.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco