Sudene deve ter 2% de receita da União

NATAL (AE) – O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, afirmou, ontem, em Natal (RN), diante dos governadores do Nordeste, que a idéia do fundo de desenvolvimento regional é destinar a ele 2% de todos os recursos tributários arrecadados pelo governo federal, como foi debatido por ocasião da proposta de recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Brito admitiu que o fundo de desenvolvimento entrará na pauta discussão da reforma tributária.

Naquele momento, isso não passou; naturalmente, estamos esperando a reforma tributária para voltar a discutir porque esses recursos vão dar garantia à Sudene para investir na infra-estrutura do Nordeste e, principalmente, na parte de pesquisa e desenvolvimento, que é fundamental para que se tenha um parque industrial na região, compatível com o mercado de consumo global”, afirmou Brito.

Ele também informou que, até o fim de março, sairá a regulamentação da nova Sudene, que passará a funcionar de modo diferente de quando ela foi extinta, na época do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Estamos mudando o processo de financiamento baseado na participação acionária de empresas, como era feito antes, para financiamentos através de empréstimos operacionalizados pelo Banco do Nordeste (BNB)”, disse.