Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Sua chance de estudar no exterior

3 de setembro de 2012

A maior feira de intercâmbio do Brasil estará no Recife no próximo dia 13. A Eduexpo, que ocorre em 14 países e está em sua 22ª edição, une diretores de universidades de vários cantos do mundo para apresentar o conteúdo curricular de cursos de idioma, graduação, pós-graduação, MBA, extensão, ensino médio, estágios, cursos de férias e trabalhos remunerados. O evento, totalmente gratuito, será no Transamérica Prestige Beach Class Internacional (Av. Boa Viagem, 420 – Boa Viagem), das 16h às 21h. As inscrições podem ser feitas pelo www.edufindme.com.

 
A grande aposta dos organizadores para o pós-feira é a rede social educacional exclusiva chamada Edufindme, que já conecta, em apenas um ano de funcionamento, mais de 135 mil estudantes e instituições de ensino de todo o mundo. O objetivo é atingir 250 mil participantes até o fim de 2012. Pelo site, o candidato encontra informações sobre bolsas de estudo no exterior, mais de 10 mil programas e cursos em 25 países diferentes.
 
"A rede reúne pessoas de vários lugares, inclusive de onde não realizamos a feira. São escolas que criam sua conta e compartilham o que oferecem e estudantes interessados em encontrar programas", explica o presidente da FPP Edu-Media, realizadora da Eduexpo, Júlio Ronchetti. Funciona da seguinte maneira: após a inscrição, o participante tem um perfil criado no Edufindme e recebe um cartão com código de barras, que funciona como passaporte para o evento. Ao visitar um estande de seu interesse, o estudante só precisa posicionar o cartão no leitor de código de barras e automaticamente estará conectado com o perfil da instituição na rede social. Dessa forma, pode ter acesso a todas as informações em qualquer momento e ainda solicitar orçamentos para escolas e agências. Todos os participantes da Eduexpo serão automaticamente convidados para uma Feira virtual que ocorre no dia 27 de outubro. Confira na arte ao lado a lista com todas as instituições participantes da edição recifense.
 
"Fizemos uma feira em março deste ano no Recife, no Paço Alfândega, numa proporção bem menor e recebemos mais que o dobro do público esperado. Foram cerca de 4 mil visitantes. Na época, o evento ainda se chamava Expo Estude no Exterior. Desta vez, temos capacidade para receber até 5 mil pessoas. Inclusive esperamos gente de outros Estados, já que o evento é único no Nordeste", comenta Ronchetti.
 
Durante o evento, também são realizados minisseminários gratuitos direcionados a diferentes áreas, como hotelaria, gastronomia, gerenciamento de eventos, entretenimento e empreendedorismo.
 
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) mostra que, em 2011, o intercâmbio cresceu 30% no Brasil, fortemente impulsionado pelo aumento da renda, pelo real valorizado e pelas facilidades no acesso ao crédito. O Canadá é o país mais procurado por estudantes brasileiros (90%), seguido pelos Estados Unidos (70%) e Reino Unido (60%). Ronchetti destaca que duas modalidades de intercâmbio têm conquistados adeptos no Brasil. O de roteiros familiares e o de trabalho voluntário. A Eduexpo também trará novidades sobre o assunto.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco