Sindifisco vai propor ajuda

27 de agosto de 2015

Em meio ao aperto das contas, o Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindifisco) de Pernambuco quer debater medidas para aumentar a arrecadação do Estado. Segundo o presidente da entidade, Francelino Valença, a Fazenda precisa fomentar medidas que ampliem o recolhimento de tributos. Vários tributaristas renomados acreditam que para cada R$ 1 real arrecadado outro R$ 1 é sonegado aos cofres públicos. Precisamos discutir formas de aumentar os nossos recursos reduzindo a sonegação”, argumentou.

Valença disse que a categoria pretende apresentar sugestões à administração da Fazenda estadual no sentido de contribuir com essa estratégia de incremento da arrecadação. Sobre a redução do expediente dos servidores do Estado, o presidente do Sindifisco informou que a decisão não deve interferir nos atendimentos aos contribuintes, os quais são prestados durante o período da manhã e da tarde.

A queda na arrecadação e nos repasses de recursos federais impeliu o Governo do Estado à necessidade de realizar cortes nos custos e a reduzir também os investimentos. Em fevereiro deste ano, a administração estadual implementou o Plano de Contingenciamento de Gastos, que previa na data corte de R$ 320 milhões. O valor foi revisado este mês para R$ 920 milhões. Em julho, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – principal fonte de arrecadação do Estado – apresentou crescimento nominal de 4% mas, descontada a inflação de 9%, o tributo teve queda de 5%.

Fonte: Folha de Pernambuco