Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Sindicato diz que o valor é muito pequeno

28 de setembro de 2006

Os servidores da Educação afirmaram que a bonificação é fruto da luta e da pressão da categoria. Antonieta Trindade, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), acrescenta que os 50% do salário-base foram uma conquista mas não atendem à reivindicação dos professores. “Achamos que é um valor muito pequeno. Então não chamamos de prêmio, mas de abono”.

Segundo Antonieta, os servidores tinham solicitado o pagamento de um abono equivalente a um salário mínimo. A sindicalista diz que muitos servidores têm um salário-base muito baixo. Antes do aumento do mínimo para R$ 350, lembra Antonieta, existia cerca de 6 mil funcionários da educação ganhando um vencimento-base inferior ao menor salário oficial pago no País. “Esse número deve ter aumentado desde então”, aposta.

Os servidores também colocam que o governo do Estado deveria tornar o pagamento do benefício permanente. “Foi algo que negociamos, mas está aquém da nossa negociação. Queríamos isso estabelecido como uma norma e não num decreto a cada ano. Não há nada assegurado”, critica Antonieta. “O abono já era algo esperado. Várias pessoas inclusive já ligaram para o Sindicato para saber quando ele seria pago, uma vez que em 2005 o benefício foi depositado depois do Dia do Professor”, recorda.

PENDÊNCIA – A sindicalista ressalta ainda a expectativa dos professores em torno da publicação de um decreto com os critérios para a progressão por desempenho da categoria. “O trabalho da comissão responsável por elaborar o decreto ficou pronto em fevereiro deste ano. Ele já poderia ter sido publicado”, acrescenta Antonieta, informando que a comissão de negociação já enviou ofício às secretarias de Educação e de Administração para retomar a discussão sobre o assunto. A progressão, conta Antonieta, é uma reivindicação antiga, desde 1999.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco