Sindhospe apresenta uma nova proposta de reajuste de preços

1 de novembro de 2006

A audiência realizada ontem na Defensoria Pública do Estado abriu a possibilidade para um acordo entre Sindhospe e o Gremes. Na sexta-feira passada, a comissão formada com representantes de cada lado encerrou as rodadas de negociação com um impasse e os hospitais voltaram a avaliar a possibilidade de suspender os serviços prestados para os usuários dos 23 planos de saúde associados do Gremes. “A Defensoria estará atenta aos direitos dos usuários e tentará mediar esses conflitos”, declarou Cristina Sakaki, defensora.

No final da semana passada, os hospitais repeliram a oferta feita pelo Gremes de reajuste de 17,36% na tabela de diárias e taxas dos hospitais padrão especial (Santa Joana, Memorial São José, Esperança e Português) e de 11,23% para os demais estabelecimentos, bem como a tabela Simpro (de preços de materiais descartáveis) mais 15%.

Ontem, o Sindhospe apresentou nova proposta que foi levada aos filiados do Gremes à tarde. Na próxima quarta-feira, o Gremes deverá dar sua resposta. A oferta do Sindhospe se baseia num ajuste feito numa alternativa que já tinha sido anteriormente avaliada pelas partes. Seria um reajuste de 33,08% nas taxas e diárias dos hospitais especiais e de 20% nos demais. Além da adoção da tabela Simpro com mais uma margem de comercialização de 20%. Os hospitais queriam inicialmente a tabela Simpro mais 25%. A idéia seria a vigência desses valores por 12 meses, sendo posteriormente rediscutidos.

Mardônio Quintas, presidente do Sindhospe, declarou que será difícil ceder mais, pois os hospitais estão aceitando recompor apenas metade da defasagem nos seus custos. Sérgio Sônego, presidente do Gremes, disse que não tem como avaliar se a nova proposta do Sindhospe é positiva porque essa análise depende das condições de cada plano de saúde.