Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Servidor recebe antes do São João

16 de junho de 2007

 

Os servidores públicos do Estado receberão o salário de junho antes do São João, conforme divulgou ontem a Secretaria de Administração. O calendário de pagamento começa no dia 19 de junho (terça-feira) e termina no dia 22 (sexta-feira). Desde 1999, esta é a primeira vez que o governo paga antes do feriado. A medida beneficia 195 mil funcionários. No ano passado, o pagamento foi efetuado entre os dias 30 de junho e 7 de julho.

Os primeiros a receber são os 50 mil funcionários aposentados e os 24 mil pensionistas, que serão pagos nos dias 19 e 20 de junho. Os 121 mil ativos serão pagos nos dias 21 e 22.

A folha de pagamento totaliza R$ 281 milhões. De acordo com o secretário de Administração, Paulo Câmara, as despesas estão sendo arcadas com recursos do Tesouro e a antecipação foi possível por causa da programação financeira. “A idéia é manter o pagamento dentro do mês. Antecipamos agora em uma semana porque o São João é uma festa tradicional.” Em julho, lembrou o secretário, o governo vai divulgar o calendário de todo o semestre, incluindo o 13º salário.

Paulo Rocha, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), avaliou o pagamento antecipado como importante. “Mas isso não responde às nossas necessidades. O ideal seria ter um salário bom”. Os servidores estão em plena negociação com o governo. A reivindicação principal é garantir o salário-mínimo como menor vencimento pago no Estado. A perspectiva era ter um anúncio de reajuste no início de junho, mas o governo respondeu que só poderia tratar de aumento a partir de julho, após a definição das metas do Programa de Ajuste Fiscal (PAF).

O que resolve não é antecipar o salário, mas construir uma política salarial”, critica Rocha. O sindicalista alerta ainda para o risco de o servidor ficar sem dinheiro no mês seguinte. “Com a antecipação, ele vai ficar mais tempo sem receber o salário de julho”.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco