Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Senado dos EUA aprova acordo na virada do ano

2 de janeiro de 2013
NOVA IORQUE – O acordo fiscal que o Senado aprovou na madrugada de ontem corre o risco de não ser aprovado pela Câmara, permitindo que uma série de aumento de impostos e cortes de gastos aconteça em 2013. O líder dos republicanos da Câmara, Eric Cantor, discorda do aumento de impostos aprovado pelo Senado, sem que o governo dos EUA tenha oferecido cortes significativos nos gastos públicos. A preocupação maior, com o atraso da votação, é como as Bolsas de valores mundo afora reagirão hoje – sem pacto fiscal, o chamado abismo fiscal pode afetar a frágil recuperação da economia americana.
 
O Congresso americano só pode aprovar o acordo sugerido pelo governo até quinta de manhã. Na quinta-feira ao meio-dia, tomam posse os novos deputados eleitos. Com a nova legislatura, a votação teria que recomeçar.
 
Na segunda-feira, o presidente Barack Obama enfureceu vários setores do Partido Republicano ao dizer, em discurso, que nenhum acordo significaria o fim de aumentos de impostos para os mais ricos e que não cortaria programas sociais.
 
Fazendo comentários jocosos, Obama foi considerado debochado pelos republicanos. Entre as concessões feitas pelo presidente Obama, está a de aumentar a alíquota do imposto de renda de 35% para até cerca de 39% só para famílias com renda superior a US$ 450 mil ao ano, ou menos de 1% dos contribuintes. A proposta anterior era de aumentar o imposto para quem ganha acima de US$ 250 mil/ano, 2% dos contribuintes. Setores do Partido Democrata reclamam que o presidente concedeu demais aos republicanos, que são contrários a qualquer aumento de impostos, inclusive aos mais ricos. 

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco