Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Imprensa

Seminário discute o impacto da Reforma Tributária nos contratos de concessão

27 de novembro de 2024

As mudanças no sistema tributário brasileiro oriundas da Reforma Tributária irão impactar todos os setores da economia, principalmente o privado. Nele, estão inseridas as empresas que detêm contrato de concessão de serviços públicos em diversas áreas, como saneamento, infraestrutura e transportes. A temática é o ponto central do seminário “O Impacto da Reforma Tributária nos contratos de concessão”, promovido pelo escritório Castro e Silva, Galvão, no dia 28 de novembro, a partir das 8h30, no Novotel Marina, na Rua de Santa Rita, 46, no bairro de São José.

O evento, que agora ocorre no Recife e que aconteceu em agosto passado em São Paulo, é uma iniciativa dos professores Eric Castro e Silva, de Direito Tributário, e Marcos Nóbrega, de Direito Administrativo, ambos da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que criaram um grupo de trabalho multidisciplinar para colher e divulgar informações de qualidade sobre vários aspectos da Reforma Tributária, cuja regulamentação encontra-se atualmente no Senado.

“Esse evento no Recife é uma oportunidade para todos os que serão afetados pela Reforma Tributária – consumidores, prestadores de serviço, órgãos de controle, ou seja, toda a sociedade – discutam suas visões desse novo universo tributário. A ideia é produzir informações de qualidade que possam ser amplamente divulgadas para a utilização de toda a sociedade” explica o professor Marcos Nóbrega.

CONCESSÕES PÚBLICAS
Para o caso específico das concessões públicas, a reforma é mais uma variável que irá afetar o equilíbrio econômico-financeiro estabelecido entre o poder concedente e os prestadores de serviço privados, com alta possibilidade de impacto nas tarifas pagas pelos cidadãos.

Como exemplo do impacto da Reforma Tributária nos contratos de concessão, o advogado Eric Castro e Silva cita as concessões na área de saneamento básico. Segundo ele, nos moldes que foi promulgada, a Reforma Tributária tem potencial de desfazer avanços já chancelados pelo próprio Congresso Nacional, como a universalização do saneamento, estabelecida na Lei 14.026/20 (Marco Legal do Saneamento).

“Da forma como a regulamentação está sendo debatida hoje, o setor de saneamento é um dos que terá um aumento mais significativo na carga tributária, passando de uma situação de praticamente isenção para o pagamento de alíquota cheia, estimada em 26%. É uma oneração enorme, em um curto prazo, que pode comprometer a capacidade de investimento dos agentes privados e onerar sobremaneira o cidadão, que é quem paga a conta como consumidor”, explica Eric Castro e Silva.

Esse e vários outros temas serão debatidos com nomes de peso da área acadêmica, privada e dos órgãos de controle. Dentre os nomes já confirmados, estarão o presidente e o vice do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE), conselheiros Valdecir Pascoal e Carlos Neves, o presidente da Compesa, Alex Campos, o presidente da BRK, Sérgio Trentini, a procuradora geral do Estado, Bianca Teixeira, e o presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Carlos Porto Filho.

Confira a programação completa:
08:30 às 09:00 – Credenciamento

09:00 às 09:30 – Abertura: Órgãos de Controle, Concessões Públicas e Equilíbrio Econômico-Financeiro.

Valdecir Pascoal – Presidente do TCE/PE

09:30 às 10:30 – Painel 1: O Saneamento básico e a Reforma Tributária: Mais um desafio

Alex Campos (Painelista): Presidente da COMPESA

Sérgio Trentini (Painelista): Presidente da BRK Pernambuco

Eric Castro e Silva (Moderador): Advogado, prof. de Dir. Tributário da UFPE-FDR. Doutor em Direito pela USP, Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Ex-membro do CARF da Receita Federal do Brasil.

10:30 às 11:00 – Coffe break

11:00 às 12:00 – Painel 2: O Equilíbrio entre a prestação do serviço público e o Investimento privado

Lara Pinheiro (Painelista): Diretora Administrativo Financeira da ARPE.

Carlos Almiro Melo (Painelista): Diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade, Riscos da BRK

Renato Medicis (Painelista): Vice-presidente da Aegea Saneamento

Marcos Nóbrega (Moderador): Prof. de Direito Administrativo da UFPE-FDR e Conselheiro Substituto do TCE/PE

12:30 às 14:00 – Almoço no Hotel Marina

14:00 às 15:00 – Painel 3: O Consensualismo e os Contratos de Concessão

Carlos Neves (Painelista): Vice-presidente do TCE/PE.

Felipe Cascaes Sabino Bresciani: Superintendente Jurídico da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON)

Marcos Nóbrega (Painelista): Prof. de Direito Administrativo da UFPE-FDR e Conselheiro Substituto do TCE/PE

José Virgínio Nogueira (Moderador): Secretário Geral da COMPESA.

15:00 às 16:00 – Painel 4: O papel das agências reguladoras e os desafios decorrentes da Reforma Tributária

Jane Maia (Painelista): Coordenadoria de Saneamento Básico da ARPE.

Juliana Chequi (Painelista): Diretora de Regulação da BRK

Eric Castro e Silva (Moderador): Advogado, prof. de Dir. Tributário da UFPE-FDR. Doutor em Direito pela USP, Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Ex-membro do CARF da Receita Federal do Brasil.

16:00 às 16:30 – Encerramento: Programa Águas de Pernambuco e a Universalização do Saneamento

Bianca Teixeira – Procuradora Geral do Estado de Pernambuco.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Imprensa