Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Semi-Árido pode virar Zona Franca

22 de maio de 2007

 

A idéia da Zona Franca do Semi-Árido Nordestino, mecanismo que proporcionaria, entre outros benefícios, incentivos fiscais e prioridades de financiamento ao setor produtivo, foi defendida, ontem, durante o 3º Encontro Nordestino de Prefeitos, que acontece desde o último domingo, no Recife. O senador paraibano José Maranhão falou sobre as carências de municípios pobres da região e disse que há uma dívida histórica do Brasil com o Nordeste.

Para o parlamentar, a estruturação de uma Zona Franca no Semi-Árido é uma das saídas para que as áreas mais carentes consigam atingir níveis de desenvolvimento. “Significaria o início de uma nova era para a economia do Sertão. Em primeiro lugar, pela sua capacidade de atrair investimentos. Todos sabemos que uma indústria, para se fixar em determinado local, avalia uma série de fatores, principalmente os financeiros. A estrutura legal e fiscal de uma zona livre de comércio apresenta grande incentivo para o investidor”, afirmou.

O senador exemplificou os benefícios da idéia falando da Zona Franca de Manaus, na região Norte. “Foi assim que Manaus alcançou o terceiro posto entre as capitais brasileiras, no quesito renda per capita, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, frisou. “O Semi-Árido tem um mercado consumidor local maior e uma maior proximidade geográfica e logística com o Centro-sul e grandes centros mundiais”.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco