Sefaz desbarata o “golpe da panela”

19 de fevereiro de 2015

A Secretaria da Fazenda, em parceria com as Polícias Militar e Civil, apreendeu, na noite de quinta-feira, veículos e produtos de suspeito que praticava o chamado "Golpe da Panela". A fraude, realizada por grupos em diversos Estados brasileiros, é conhecida pela venda de panelas falsificadas e clonagem de cartões de crédito. Consumidor lesado pelo golpe fez a denúncia na própria quinta-feira.

De acordo com o diretor de Operações Estratégicas (DOE) da Sefaz-PE, Anderson Alencar, os grupos envolvidos no golpe são compostos por pessoas de outros Estados. "Eles anunciam panelas iguais àquelas ofertadas em programas culinários de grande audiência da TV brasileira, porém são falsificadas. Vendem por cerca de R$ 300 a R$ 350 o conjunto de panelas, em veículos utilitários e exclusivamente à noite, nos estacionamentos de supermercados ou cruzamentos de vias de grande circulação, onde a conferência física da mercadoria pelo comprador fica comprometida. Suas ações duram no máximo 30 minutos, sem repetições de locais e sem entrega de documento fiscal."

Durante a investigação, os auditores da DOE e policiais da Delegacia de Crimes Contra Ordem Tributária (Deccot) identificaram em sites de reclamação diversas outras denúncias, que vão desde propaganda enganosa e vendas em duplicidade até clonagem de cartões. "Eles só trabalham com cartões de crédito. Não usam dinheiro em espécie. O representante do grupo fraudulento submetido à fiscalização da Sefaz portava três maquinetas", pontua Alencar.

"Caso identifique situação similar ao ?Golpe da Panela? ou qualquer outro indício de irregularidade, o cidadão pode fazer sua denúncia através do Telesefaz (0800.285.1244), inclusive de forma anônima", explica Anderson Alencar.