Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Santa Cruz do Capibaribe cria distrito industrial

17 de dezembro de 2006

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, município do Agreste pernambucano, está preparando o projeto de seu primeiro Distrito Industrial. E o objetivo, ao contrário do que o nome pode sugerir, não é atrair novas empresas, de grande porte, à cidade. A idéia, revela o prefeito José Augusto Maia (PTB), é fornecer infra-estrutura e ao mesmo tempo incentivar a formalização das fábricas locais, em geral de médio e pequeno porte. As indústrias informais de Santa Cruz são estimadas em até 5 mil.

Há mais de dois meses, foi inaugurado no município o Moda Center Santa Cruz, um investimento de R$ 60 milhões que conta com 6.208 boxes, 528 lojas, 28 restaurantes, 116 lanchonetes, postos de serviços, dormitórios para 2 mil pessoas e estacionamento para 3 mil carros. O Moda Center, que passou a abrigar o comércio da feira da sulanca, e o Distrito Industrial, que pretende agregar as fábricas do itens vendidos no centro comercial, são complementares, inclusive no estímulo à formalização das empresas.

O terreno onde será instalado o distrito, inclusive, fica em frente ao Moda Center Santa Cruz, às margens da PE-160. José Augusto explica que o Distrito Industrial ficará numa área de 100 hectares para a qual estão previstos ainda uma rodoviária, um centro de convenções e um corpo de bombeiros.

Esperamos encaminhar o projeto para a Câmara de Vereadores ainda no primeiro semestre.” Para viabilizar os recursos necessários aos projetos, o prefeito pretende fechar convênios com o Estado, União e a iniciativa privada.

Precisamos do Estado e União para oferecer água e luz no distrito e as indústrias só precisarão investir na construção das fábricas. Inicialmente, esperamos 300 empresas. Vamos viabilizar também um tratamento de água unificado.” O distrito facilitará o acesso das empresas à infra-estrutura. “Hoje elas estão pulverizadas pelo município, em áreas residenciais.”

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco