Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Sai calendário de pagamento

22 de julho de 2007

O governo aproveitou a reunião da mesa-geral de negociação, realizada ontem para divulgar a proposta de reajuste salarial, e apresentou calendário semestral de pagamento dos funcionários públicos. Esta é a primeira vez, pelo menos nos últimos nove anos, que o Estado divulga os dias de pagamento de todo o semestre. Normalmente, o cronograma é liberado a cada mês. A folha salarial mensal corresponde a R$ 280 milhões. O Estado paga 195 mil contracheques.

A data do 13º salário, porém, não foi divulgada. Paulo Câmara, secretário de Administração, prometeu desembolsar a gratificação de fim de ano ainda em 2007. “O governo vai fazer um esforço para pagar assim que puder.” Ao ser questionando sobre o valor que tinha em caixa para cumprir o compromisso, o secretário limitou-se a dizer que está fazendo o provisionamento a cada mês.

Se realmente o 13º salário for depositado este ano, o governo conseguirá concluir o pagamento de toda a folha em 2007. Com exceção do ano passado, quando a gestão anterior também conseguiu finalizar o calendário no mesmo exercício, os servidores públicos geralmente recebiam o salário de dezembro no mês de janeiro seguinte.

Os funcionários inativos poderão sacar o salário de julho nos próximos dias 26 e 27. Os ativos serão pagos entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.

Outra novidade prevista no calendário é o pagamento do salário de dezembro antes do Natal. Os funcionários inativos receberão o salário de dezembro nos dias 17 e 18 daquele mês. Os ativos serão remunerados entre os dias 19 e 21 de dezembro.

Paulo Rocha, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), considera um avanço a divulgação do calendário semestral, uma reivindicação antiga dos servidores, mas faz uma ressalva: “Temos os piores salários do Brasil”.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco