Rodoviários estão em estado de greve

13 de julho de 2015

A partir da 0h de terçafeira, dia 14 de julho, os rodoviários podem iniciar greve. A decisão foi tomada em assembleia ontem à tarde, na sede do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, localizado em Santo Amaro, área central do Recife. Eles rejeitaram a proposta dos patrões de 9,5% de aumento nos salários e 27% no tíquete alimentação.

Os rodoviários já realizaram uma paralisação de advertência na Região Metropolitana do Recife durante três horas, no dia 3 deste mês. “As possibilidades de negociação continuam abertas, podendo acontecer alguma antes da terça”, explicou o assessor de comunicação do sindicato, Genildo Pereira.

Com o aumento oferecido na quinta-feira (9), os salários dos motoristas sobem de R$ 1.765 para R$ 1.933. Já o dos cobradores vai variar de R$ 812 para R$ 889 e o pagamento dos fiscais muda de R$ 1.141 para R$ 1.250. O valor do tíquete subiria de R$ 188 para R$ 220, além do retorno do pagamento da quantia no mês de férias do trabalhador.

Os rodoviários ressaltam a frustração com o que aconteceu em 2014. A categoria ganhou o julgamento do dissídio coletivo realizado no Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE), que determinou um reajuste de 10% no salário e de 75% no tíquete alimentação da categoria. Em Brasília, porém, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Barros Levenhagen, reconsiderou o reajuste. “Deram 10% linear em todas as questões econômicas, inclusive no tíquete, que ficou em R$ 188”, explicou Genildo.

Em nota, a Urbana-PE informou que se esforça para chegar a uma solução que atenda ao máximo dos interesses dos trabalhadores. O sindicato das empresas disse que “não medirá esforços para evitar a interrupção do serviço de transporte público de passageiros e minimizar eventuais transtornos à sociedade”.