Renovação da CNH pode ser feita via web

8 de julho de 2014

Motoristas que estiverem no prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação precisam ficar atentos para não perder dinheiro. O Detran-PE passou a disponibilizar a solicitação do processo via internet, no site www.detran.pe.gov.br. Mas o condutor precisa ter alguns cuidados, principalmente quanto ao exame médico. O não comparecimento ao consultório credenciado rende o pagamento de um reteste, que custa R$ 24. E mais: o exame médico deve ser feito obrigatoriamente depois da captura da foto em qualquer unidade do departamento ou será vetado de realizar o exame médico.

A gerente de psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, explica que o processo deve seguir a ordem cronológica. “Ao abrir a renovação, o motorista é habilitado a agendar a captura de foto em qualquer unidade do Detran-PE. Também é possível marcar o dia e o turno do exame médico, só permitido a partir do dia subsequente da captura de foto.” Segundo ela, o exame só será feito caso a foto já tenha sido capturada, ou seja, quem faltar no dia da foto não poderá fazer exame. e terá que pagar pelo reteste.

“Vale ressaltar que no dia do exame é solicitada apenas a guia de pagamento da taxa completa de renovação, que é de R$ 120, 65. Não é solicitada apresentação de pagamento do reteste. Mas a nova habilitação não sairá enquanto o pagamento não for feito.”

Juliana faz um alerta para a mensagem presente no guia de pagamento da taxa completa de que o exame médico só poderá ser realizado quatro dias após o pagamento. “Era um procedimento antigo que não é mais exigido, ou seja, deve ser desconsiderada”, garante.

Evite atropelos e gastos desnecessários

Acesse www.detran.pe.gov.br

– Abra o serviço de renovação de CNH

– Escolha o ponto de atendimento do Detran-PE para realizar a captura de foto e receber a habilitação quando estiver pronta

– Emita a guia e realize o pagamento. A taxa será de R$ 120,10 (composição das taxas de R$ 72,04 para a renovação e  R$ 48,06 do exame médico)

– Marque o dia e a hora para realizar a captura de foto e o exame médico. Este último só poderá ser realizado um dia depois do primeiro

– Caso perca a foto, não será permitido realizar o exame médico. Essa remarcação vai exigir o pagamento de reteste (R$ 24). A mesma taxa será cobrada para quem marcar o exame e não comparecer.A habilitação ficará pronta dois dias úteis pós-exame médico.

Atenção
O Detran-PE garantiu que deve ser ignorada a mensagem presente no boleto bancário que diz que o pagamento deve ser feito quatro dias antes do exame.

Fonte: Diario de Pernambuco