Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Refresco para os Estados Coluna JC Negócios)

13 de janeiro de 2007

 

Abstraindo-se a situação dos Estados com maiores dificuldades de pagamento por força das peculiaridades do perfil de suas dívidas – caso da Paraíba, cujo pique de desembolso será em 2007, e do Rio Grande do Sul, que como se sabe deve duas vezes e meia o que arrecada por ano – os Estados brasileiros estão precisando de um refresco na questão do pagamento da dívida pública.

Certo, o governo federal, há dez anos, salvou a situação de todos, assumiu os empréstimos de todo mundo e deu uma geral na gestão das finanças públicas estaduais com a Secretaria do Tesouro agindo com mão de ferro. Mas agora já seria possível, com um pouco de boa vontade, ajudar os Estados a ajudar o Brasil a crescer a taxas maiores. Ninguém está pedindo para deixar de pagar.

A coisa, depois de tudo que foi pago pelos Estados, tem uma nova lógica política. De que adianta ao governo federal continuar a apresentar a exuberância de seus números se os Estados estão sendo escalpelados? Qual a valia para a sociedade de um volume extraordinário de saldos obtidos pela Secretaria do Tesouro se os Estados não podem alavancar investimentos. Pernambuco é um bom exemplo desse comportamento. Pagamos mais de R$ 4 bilhões de nossa dívida devemos hoje poucos menos disso e até já temos alguma folga que nos permite optar por pagar menos. Mas se baixássemos um pouco mais não poderíamos alavancar mais projetos? Então a pergunta é simples: para que serve mesmo essa transferência para a União?

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco