Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Reforço no tema segurança

13 de fevereiro de 2015

O governador Paulo Câmara (PSB) fez mais um movimento para transformar a agenda negativa de sua gestão na área de segurança pública em algo positivo. O socialista participou ontem, no Centro de Convenções, em Olinda, da formatura de novos 1.100 policiais militares aprovados no concurso de 2009 e anunciou a criação de novos batalhões e de mais uma companhia independente da Polícia Militar. Ele também defendeu o programa Pacto pela Vida, alvo de críticas da oposição, e garantiu que a Secretaria de Defesa Social já está autorizada a organizar um novo concurso para a PM.

De acordo com o governador, serão criados o 25º Batalhão, em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana), o Batalhão de Polícia Especializado do Interior, em Palmares (Mata Sul) e Toritama (Agreste), e a Companhia Independente de Goiana (Mata Norte). A unidade de Jaboatão vinha sendo solicitada pelo prefeito Elias Gomes (PSDB), que nos últimos dias fez críticas à gestão de segurança pública do Estado.

Embora já tenha declarado que o aumento no número de homicídios este ano era uma herança da gestão João Lyra (PSB), Paulo se apegou apenas aos números positivos das últimas gestões do PSB ao falar com os novos policiais.

"Nos últimos oito anos, foram novos nove mil policiais militares integrando o quadro de Pernambuco. Com a entrada dos senhores e das senhoras, vamos poder avançar mais no Pacto pela Vida. Não vamos abaixar a cabeça para a criminalidade. Bandido não vai ter vez no Estado como não teve nos últimos oito anos. Vamos ser incansáveis na redução do número de homicídios", discursou.

O governador assinou o ato de nomeação dos novos policiais, mas eles ainda continuarão no curso de formação até julho. Com o reforço, o efetivo total da PM pernambucana será de 20.300 soldados. "Tínhamos um prazo para nomear os policiais que se encerra na terça-feira de Carnaval (dia 17, quando expira o prazo do concurso), então o governador assinou todas as nomeações. Eles terão uma semana de intervalo, porque nossa atenção se volta para a segurança no Carnaval, e no dia 23 retornam ao curso de formação. Os policiais estarão nas ruas no primeiro dia de agosto", detalhou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Além do Jaboatão, o governo estadual quer reforçar a segurança em uma das regiões que mais tem recebido investimentos privados e governamentais nos últimos anos. "Vamos criar a Companhia Independente de Goiana em virtude do desenvolvimento da região com a chegada da Jeep", informou Paulo Câmara.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco