Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Receita libera consulta ao primeiro lote do IR

7 de junho de 2007

 

BRASÍLIA (Folhapress) – A Receita Federal libera, a partir das 8h de amanhã, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2005). Neste lote, mais de 900 mil contribuintes terão imposto a restituir. A consulta pode ser feita pelo site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 0300-78-0300. Ao todo, serão liberadas 932.794 declarações para restituição, que ao todo totalizarão R$ 999,99 milhões.

O dinheiro estará disponível para saque no dia 15 e virá corrigido em 2,03%, resultado da Selic acumulada de maio (1,03%) e de junho (1%). O valor não terá qualquer outro acréscimo depois que chegar ao banco.

Demais informações sobre o primeiro lote de restituições, como o número dos contribuintes que terão impostos a pagar, serão divulgadas amanhã.

MALHA FINA

A Receita Federal já liberou em seu site a consulta dos retidos na malha fina do Imposto de Renda 2007/ano-base 2006. Neste ano, a Receita pegou 850 mil contribuintes com problemas nas declarações. Ao fazer a consulta, o contribuinte pode checar qual a pendência detectada pelos técnicos da Receita e, se for o caso, fazer uma declaração retificadora para regularizar a situação.

Para fazer a consulta, basta entrar no site www.receita.fazenda.gov.br e clicar na seção “IRPF – Extrato Simplificado do Processamento”. Nesta página, devem ser informados o número do CPF com o dígito e sem o traço, o número do recibo de entrega e o código de segurança pedido. Caso seja indicado algum erro, mas o contribuinte tenha como provar que sua declaração está correta, ele deve esperar os próximos lotes ou o aviso da Receita para esclarecimento.

No ano passado, cerca de 1 milhão de contribuintes ficaram na malha fina, de um total de 22 milhões de declarações entregues à Receita. Neste ano, foram entregues 23,27 milhões de declarações. Apesar desse aumento, houve queda no número de contribuintes presos na malha fina.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco