Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Receita libera consulta à malha fina do IR 2006

8 de junho de 2006

BRASÍLIA – Boa parte dos contribuintes que fizeram a declaração do Imposto de Renda neste ano já podem saber se caíram na malha fina do IR. No ano passado, o serviço foi oferecido quase no fim do ano. Desta vez, o contribuinte já pode consultar no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e saber se há restrições em sua declaração. Para a consulta, entretanto, é necessário o número do recibo da declaração, além do CPF. Em alguns casos, o contribuinte também já poderá saber se foi incluído no primeiro lote de restituições do IR 2006. A consulta oficial será liberada hoje.

Segundo a Receita Federal, a antecipação sobre a consulta à malha fina permite que o contribuinte corrija eventuais erros apontados no extrato de processamento e acelere a sua declaração retificadora, também pelo site da Receita.

A retificadora, em geral, adia o recebimento da restituição por parte do contribuinte, que volta ao final da fila de processamentos. No entanto, se a declaração estiver na malha fina por erro e for retificada, o contribuinte tem mais chances de receber ainda neste ano, entre os lotes regulares pagos até dezembro.

Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, nem todos os contribuintes conseguirão saber, neste primeiro momento, se estão na malha fina, mas apenas os que tiveram a declaração processada. Ele também informa que a Receita poderá, ao longo do ano, realizar outras análises que podem mudar a situação do contribuinte.

Hoje, a Receita libera a consulta a 1,2 milhão de contribuintes que têm imposto a restituir no primeiro lote, pago no dia 16, entre eles mais de 900 mil contribuintes com 60 anos ou mais. A Receita Federal recebeu neste ano 22 milhões de declarações de pessoas físicas e cerca de um terço deve ter imposto a restituir.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco