Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Reajuste de benefícios do INSS volta a ser discutido na Câmara

7 de novembro de 2006

 

BRASÍLIA – Passada a eleição, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva terá a oportunidade de fazer o primeiro teste da base de apoio na Câmara com a votação da medida provisória (MP) que reajusta em 5,01% as aposentadorias acima de um salário mínimo pagas pela Previdência Social. O PFL insistirá em tentar aprovar um índice maior, 16,67%. A MP dos Aposentados é o terceiro item da pauta da sessão de hoje do plenário da Casa.

A votação refletirá as negociações do presidente na composição do ministério, e a expectativa é que os partidos da base aprovem a MP sem a alteração proposta pela oposição para demonstrar lealdade a ele e aumentar o cacife na partilha do poder. “Cada partido da base vai querer ocupar seu espaço”, avaliou o líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), ao afirmar que manterá a proposta de aumentar o índice de reajuste dos benefícios.

Com a ajuda dos deputados da base, a oposição aprovou, em 7 de junho, o índice de reajuste de 16,67% para todos os benefícios pagos pela Previdência, aproveitando a votação da MP que reajustou o salário mínimo. A derrota do governo obrigou o presidente a vetar o item que estendia o índice concedido ao salário mínimo a todas as aposentadorias. Na época, com menos de quatro meses para as eleições, os parlamentares temiam perder votos se não ficassem a favor de um reajuste maior.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco