Notícias da Imprensa
Raquel Lyra se reúne com bancadas de partidos de olho na construção da base do governo na Alepe
14 de fevereiro de 2023A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), realizou uma série de encontros com as bancadas de partidos da Assembleia Legislativa (Alepe), ao longo desta segunda-feira (13).
Nenhuma dessas reuniões constaram na agenda oficial da chefe do Executivo, no entanto, o gesto veio em meio a formação dessas bancadas na Casa de Joaquim Nabuco. A leitura que tem sido feita nos bastidores, é de que Raquel Lyra – cujo partido elegeu apenas três deputados estaduais – ainda não possui a segurança de ter uma base governista construída.
Além do PSDB, mesmo ocupando a presidência da Mesa Diretora, com o deputado estadual Álvaro Porto, a bancada de governo tem apenas o PP – com oito deputados – oficializados como base.
O grande empecilho nessa articulação em prol da governabilidade tem girado em torno da formação da bancada independente, que superaria o número de deputados que formam a bancada governista.
Raquel esteve reunida com os partidos União Brasil, Solidariedade e PT – que compõem a federação com o PV e o PCdoB.
Líder do União Brasil, o deputado Romero Sales Filho disse que a conversa foi positiva e que por unanimidade, a bancada formada por cinco parlamentares, declarou apoio a todas as decisões que forem colocadas pelo governo em prol de Pernambuco.
Diante disso, ao ser questionado sobre qual posicionamento o UB terá oficialmente na casa, se de base ou de independência, Romero Sales afirmou que a relação de base e governo se dará com a convivência.
“Nós acreditamos no modelo de gestão que Raquel está construindo e o União Brasil se colocou disponível para apoiar o governo. Portanto, não haverá dificuldades de alinhamento entre o partido e o governo nessa reconstrução de Pernambuco. Estamos confiantes no pulso firme e de novas ideias”, declarou o parlamentar.
No entanto, Romero Sales reconheceu a importância de ter nessa legislatura a representatividade de uma bancada independente. “Ela é necessária por não depender de uma indicação, do governo ou da oposição, para se posicionar”, disse.
O líder do Solidariedade, o deputado estadual Luciano Duque, também fez elogios à reunião com a governadora de Pernambuco. Segundo o parlamentar, o partido apresentou suas demandas e expectativas com relação aos problemas que o estado possui.
“Ao longo desse período, nos forjamos na luta política com o modelo de gestão do PSB. O que colocamos para a governadora é que estamos prontos para contribuir com uma boa política para o que for importante para o Estado”, declarou.
Para o líder do Governo, o deputado Izaías Regis, que iria reunir os líderes dos partidos na manhã desta segunda-feira, mas teve que cancelar a reunião, essas definições da bancada e das comissões parlamentares só devem ser concluídas após o Carnaval.
“Nós estamos conversando. Não posso dizer quantos, mas muitos parlamentares vão estar conosco na bancada de governo, mesmo com o partido não se posicionado como base. A bancada independente não vai atrapalhar, porque a grande maioria vai atuar junto a base de governo”
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Imprensa
Para Appy, cobrança dos novos impostos vai reduzir a sonegação, inadimplência e a carga tributária
O secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, estimou que a aplicação da do IBS e CBS poderá beneficiar uma […]
Reforma tributária: Lira trava votação de destaques do PLP 108 para pressionar Haddad
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), avalia a possibilidade de não votar na semana de esforço parlamentar marcada para […]
Brasil terá o IVA mais alto entre 124 países após mudanças na reforma tributária
O futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA), novo imposto sobre bens e serviços a ser pago no Brasil depois da […]
Fazenda planeja enviar ainda neste semestre proposta para taxar big techs
O Ministério da Fazenda trabalha para propor ao Congresso Nacional ainda neste semestre a taxação das gigantes da tecnologia —as […]