Quase 30 mil restituições do estado no 2º lote do IR

8 de julho de 2014

A Receita Federal libera hoje, a partir das 9h, a consulta ao segundo lote regular de restituições do Imposto de Renda. Em Pernambuco, 29.241 contribuintes estarão na “lista” e vão receber quase R$ 46,5 milhões. Como se trata de um lote multiexercício, os valores contemplam as declarações de 2014 (a grande maioria), além de restituições residuais de 2008 a 2013. Só de reembolsos de declarações deste ano, referentes aos impostos recolhidos no ano passado, serão quase 28 mil contribuintes, recebendo um volume de exato de R$ 42.986.720,16.

No Brasil, pouco mais de 1 milhão de contribuintes vão receber mais de R$ 1,5 bilhão. O crédito será depositado no próximo dia 15 (veja como fazer a consulta no quadro ao lado). Quem fez a declaração nos primeiros dias e geralmente recebe nos primeiros lotes pode se animar, mas nem tanto. A Receita continua respeitando os primeiros contribuintes que enviaram na hora de restituir, mas o montante à disposição até agora foi 10% menor que os dois primeiros lotes do ano passado. Baixou de R$ 4 bilhões para R$ 3,6 bilhões liberados.

A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la. O mesmo vale para o caso de o valor não ser creditado. O contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em nome do contribuinte, em qualquer banco.

Fonte: Diario de Pernambuco