Prova dos nove nos benefícios

2 de julho de 2016

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o governo federal fará, ainda neste ano, o censo nos auxílios doença concedidos pelo INSS para verificar a existência de eventuais irregularidades.

Na última quinta-feira, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou que o pente-fino será feito em beneficiários afastados há mais de dois anos. Ele explicou que será feito o censo para verificar se as pessoas continuam mesmo doentes ou se recebem o benefício por falta de perícia.

Os pagamentos dos benefícios têm um custo anual de R$ 23 bilhões por ano, sendo que o montante de R$ 13 bilhões é pago apenas a pessoas licenciadas no período por problemas de saúde.

“Nós temos por amostragem na Previdência Social indicadores de que devemos fazer uma revisão nos cadastros. E, seguramente, nós vamos ver bilhões serem reconduzidos ao Tesouro Nacional. Não porque iremos buscar de volta, mas porque deixaremos de pagar”, disse Padilha.

O Governo tem realizado também pente-fino semelhante em programas sociais, como o Bolsa Família.

Fonte: Fonte: Folha de Pernambuco