Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Professor mantém greve

3 de junho de 2015

Sem negociação com o governo há dez dias, professores da rede estadual decidiram manter a greve retomada dia 29, em assembleia ontem à tarde, no Clube Internacional do Recife, na Madalena, Zona Oeste da cidade. A categoria realiza ato amanhã, a partir das 8h, em frente à Secretaria Estadual de Administração, no Pina, Zona Sul. O protesto, que não tem hora para acabar, é uma tentativa de pressionar o Executivo a retomar as conversas sobre as reivindicações dos docentes.

“O Estado só se comunica com a categoria por meio de notas técnicas e através das gerências regionais de ensino. Desde o dia 21, não há conversa. Sem diálogo, não há motivo para suspender a greve”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educa- ção em Pernambuco (Sintepe), Fernando Melo. O Estado diz que só volta a negociar com os docentes quando as aulas forem retomadas. De acordo com o sindicato, cerca de 2 mil professores participaram, ontem, do encontro.

A direção do Sintepe se reuniu anteontem para mapear a adesão da categoria em Pernambuco. Segundo a entidade, 50% dos professores aderiram à greve. Já um levantamento da Secretaria Estadual de Educação e Esportes registrou, ontem, 903 escolas (86,3%) funcionando normalmente. Apenas sete unidades de ensino (0,7%) paralisaram as atividades e 136 (13%) aderiram parcialmente à greve, segundo o órgão.

AVALIAÇÃO

Nova assembleia foi marcada para segunda-feira, às 15h, no Clube Internacional. Na reunião, a categoria decidirá se continua em greve, de acordo com possíveis negociações com o Estado esta semana. A principal reivindicação é o pagamento do reajuste de 13,01% do piso salarial para todos os docentes. Em março, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o percentual de reajuste apenas para aqueles que tem magistério. O aumento só contempla 10% dos professores

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco