Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Prêmio prestigia maiores contribuintes

1 de julho de 2007

Na próxima terça-feira, as 50 maiores empresas contribuintes do Recife recebem o Prêmio ISS, concedido pelo Jornal do Commercio e Prefeitura do Recife. O volume de arrecadação do tributo é responsável por obras nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura no município e o imposto representa 19% da receita da cidade, sendo superior ao IPTU, que participa com 10% do orçamento. A entrega da premiação será no JCPM Trade Center, às 18h30.

O volume de arrecadação do tributo em 2006 foi de R$ 260,1 milhões, o que representou um aumento real (com a dedução da inflação) de 8,04% em relação ao ano anterior. O crescimento do setor de serviços e a política tributária da Prefeitura do Recife, empenhada em valorizar a atividade formal, resultam no bom desempenho dessa arracadação. “O setor de serviços é o que mais cresce na economia mundial pelo estímulo à formalidade e o tributo é o mais descentralizado da arrecadação municipal”, explica o secretário de finanças do Recife, Elísio Soares.

Os setores que mais se destacaram entre as 50 maiores empresas contribuintes foram o das instituições financeiras, saúde, transportes, call centers e educação. O Hipercard é o líder do ranking das maiores arrecadadoras do tributo há dez anos. A empresa pertence ao grupo Unibanco e tem no Recife o seu maior mercado, com cerca de 40% de participação.

O líder no setor de saúde é o Hospital Esperança, na posição há quatro anos. No âmbito das empresas de transporte, a liderança fica por conta da Borborema, que nos último três anos contou com um incremento de de 34,98% no faturamento.

Em 2006, as empresas de call center passaram a ser analisadas com um setor específico pela administração municipal, devido ao alto desempenho de arrecadação e ao crescimento do setor. A Provider ocupa a liderança entre as organizações desse segmento.

As empresas de educação tiveram um alto crescimento na arrecadação, em relação ao ano anterior, e passaram a ocupar a quinta posição entre os setores de destaque, anteriormente ocupada pelo forte setor de informática. A Faculdade Maurício de Nassau ocupa o primeiro lugar no setor e 12º no ranking dos 50 maiores contribuintes.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco