Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias

Prazo de adesão termina hoje para micro e pequenas

20 de fevereiro de 2009

 

ROCHELLI DANTAS

Termina hoje o prazo para as micro e pequenas empresas aderirem ao Simples Nacional. Para participar, o empresário precisa acessar o site do sistema, alojado no portal da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e fazer o pedido. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Microempresas de Pequeno Porte do Estado de Pernambuco (Femicro-PE), José Tarcísio da Silva, uma média de 450 mil novas adesões já foram realizadas.

“Se a inscrição permanecesse por pelo menos três meses por ano, a adesão seria ainda melhor. Mas ainda existe um déficit no atendimento da Receita, o que faz com que, muitas vezes, o empresário desista de aderir ao sistema”, afirmou Silva. Este ano, a novidade foi a inclusão de novas categorias empresariais, como, por exemplo, serviços de instalação, decoração e paisagismo, laboratórios de análises clínicas e serviços de tomografia.

Segundo Silva, a vantagem de aderir ao sistema está na unificação de todos os impostos em um só documento. “A única condição de a empresa não aderir ao Simples é a existência de um débito com a Receita Federal, com o Estado ou com o município. Ao solicitar a adesão, haverá um comitê gestor que analisará estes débitos. Caso seja localizado algum débito, a Receita irá solicitar que o empresário negocie a dívida para poder aderir ao Simples”.

Fonte: Folha de Pernambuco

Notícias