Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Polo esbarra na burocracia

18 de julho de 2014

Anunciado há mais de cinco anos, o tão sonhado polo farmacoquímico acumula atrasos. Das nove empresas que integram o projeto e já tiveram terrenos cedidos para a construção dos empreendimentos, apenas a White Martins Gases Industriais do Nordeste e a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) estão operando. Esta última em fase inicial, já que a construção ocorre concomitantemente. Todas as demais estão esbarradas nas mais diversas burocracias. 

Após mais de oito meses de espera, a Imbesa Indústria de Beleza, conhecida como Rishon Cosméticos, por exemplo, conseguiu no mês passado a Licença de Instalação, que autoriza o início da terraplanagem do terreno. “A licença prévia, que é o primeiro passo, demorou de quatro a cinco meses. O projeto arquitetônico já está pronto e aprovado, agora daremos entrada na prefeitura e, em seguida, iniciaremos a terraplanagem. Nosso desejo era já estar operando, mas acredito que só conseguiremos em 2015”, afirmou o diretor administrativo da empresa, Carlos Eduardo Loyo. No polo, a Rishon deve investir cerca de 7 milhões.

Diversos projetos estão esbarrados na burocracia. Segundo levantamento da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) sobre o andamento das construções, a Farma Logística e Armazéns Gerais também obteve a licença prévia e deve iniciar a terraplanagem em meados de agosto. Já a Normix aguarda as licenças da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Brasbiocombustíveis Engenharia Industrial ainda está concluindo o projeto.

Os entraves não param por aí. A Vitaderm Farmácia de Manipulação está em processo de levantamento da documentação para emissão das licenças e a Cosméticos Indústria e Comércio aguarda a liberação do financiamento. A Multisaúde Farmacêutica e Nutricional é o projeto mais avançado, com o canteiro de obras montado.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco