Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Polícia investiga fraude em concurso

3 de novembro de 2012
A Polícia Federal (PF) já está ciente da suspeita de fraude do concurso público para analista tributário da Receita Federal do Brasil (RFB). A informação é da assessoria de comunicação da Escola de Administração Fazendária (Esaf), banca organizadora da seleção, que recebeu, na quarta-feira, denúncias de um possível vazamento de respostas da prova objetiva, aplicada em 23 de setembro. Além disso, um documento foi anonimamente enviado a órgãos públicos e ao sindicato nacional dos analistas tributários. Ele comprovava que quatro pessoas — dois filhos, uma nora e um sobrinho — de um funcionário do Fisco conseguiram notas altas e idênticas. Eles teriam sido beneficiados com um gabarito dos testes.
 
Os detalhes da investigação, segundo a Esaf, são sigilosos. O processo corre nas esferas administrativa e criminal, e, independentemente do resultado, nenhum candidato será prejudicado. A Esaf reafirmou que que a “divulgação de qualquer informação prematura pode prejudicar o processo investigativo” e que “até que o caso seja esclarecido, o andamento do certame corre normalmente”. A assessoria da Polícia Federal explicou que, em casos de crimes de qualquer espécie cometidos por servidores, a punição pode variar de advertência a multa, ou mesmo a exoneração do cargo.
 
Dois dos concorrentes sob suspeita seriam filhos do funcionário da Receita. Especula-se que os outros sejam nora e um parente próximo a ele. O filho e a nora — que trabalharia na área administrativa do Ministério da Fazenda, órgão ao qual a RFB é vinculado — fizeram 189 pontos na avaliação de múltipla escolha (apenas 32 outras pessoas conseguiram tal marca). A filha e o parente próximo, 191 (31 candidatos têm a mesma nota). A pontuação nas oito disciplinas cobradas foram iguais a todos os supostos parentes.
 
O concurso para a Receita recebeu 93.692 inscrições. Desse total, apenas 2.147 pessoas passaram para o teste discursivo, aplicado no último dia 21 — os nomes dos classificados nessa etapa serão conhecidos em 17 de dezembro. 

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco