Pesquisas: empate técnico

16 de outubro de 2014

Duas pesquisas divulgadas ontem mostram os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) em situação de empate técnico com vantagem numérica para o candidato mineiro. Segundo o Datafolha e o Ibope, o tucano tem 45% das intenções de voto contra 43% da petista. Os números dos dois institutos são iguais também quando se consideram apenas os votos válidos, excluindo os votos em branco, nulos e os indecisos. Nesse caso, tanto no Datafolha quanto no Ibope, Aécio tem 51% da preferência do eleitorado contra 49% de Dilma, o que mostra um país dividido entre os dois projetos presidenciais.

A pesquisa Datafolha de ontem tem margem de erro de dois pontos percentuais. Dilma e Aécio caíram um ponto em relação ao levantamente anterior, divulgado na quinta-feira da semana passada. Ainda na comparação com a última pesqusa do instituto, o percentual de indecisos se manteve em 6% e o grupo formado por quem pretende votar em branco ou nulo passou de 4% para 6%.

Os pesquisadores do Datafolha foram a campo na terça-feira e ontem, ouvindo os eleitores já após o primeiro debate do segundo turno promovido pela TV Bandeirantes e também depois da ex-presidenciável Marina Silva (PSB) declarar seu apoio a Aécio. No total, o Datafolha ouviu 9.081 pessoas de 366 municípios brasileiros. O nível de confiança é 95% (em 100 pesquisas com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi feito sob o número BR 01098/20.

IBOPE

Assim como no Datafolha, Aécio e Dilma caíram um ponto no Ibope em relação à pesquisa publicada na última quinta-feira. No levantamento de ontem, cuja margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, votos em branco ou nulos somaram 7% e 5% não sabiam em quem votar ou não responderam.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 cidades do País, entre os dias 12 e 14 de outubro. A pesquisa também foi a campo após a declaração pública de apoio de Marina a Aécio no último domingo, mas não registrou o sentimento do eleitor depois do debate da TV Bandeirantes. O nível de confiança é de 95% e o levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-01097/2014.