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Peso da Fiat no PIB pernambucano
29 de outubro de 2014A operação do Polo Automotivo de Pernambuco, capitaneado pela fábrica da Jeep, do grupo Fiat Chrysler, em Goiana, Zona da Mata Norte pernambucana, terá um reflexo considerável na economia estadual. A projeção é de que, em 2020, quando os empreendimentos estiverem em plena produção, o impacto do polo no Produto Interno Bruto estadual será de 6,5%. Nas fases de implantação e operação, que seguem até 2018, a contribuição para o PIB varia entre 0,8% e 6,9%.
A consequência direta será na indústria de transformação. Em 2010, o segmento representou 11,31% do PIB de Pernambuco. A estimativa é de que em 2020, o percentual chegue a, pelo menos, 12,31%. Os dados fazem parte do Diagnóstico Socioeconômico e Territorial para a Gestão Integrada na Área de Influência do Polo Automotivo, encomendado em julho de 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) ao consórcio formado pelas empresas Diagonal/Ceplan.
“Ao contratar o consórcio o objetivo foi traçar um diagnóstico para equacionar os impactos sociais, econômicos e territoriais gerados com a implantação e a operação do polo automotivo. O que notamos é que o desafio maior, tanto da iniciativa pública quanto da privada, é transformar o PIB em renda”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Márcio Stefanni Monteiro.
Assim como aconteceu no Complexo Industrial Portuário de Suape, com o diagnóstico em mãos, o estado parte para uma segunda etapa: a construção de um plano gestor. O documento irá sugerir ao estado e aos municípios projetos de melhorias em diversas áreas para informar quais as prioridades de cada município que compõe o território estratégico da Zona da Mata Norte. O contrato para elaboração deste projeto teve um investimento de R$ 5 milhões e deve ser finalizado em até 18 meses.
A projeção dos impactos econômicos foi feita a partir do modelo de insumo-produto, com base nos investimentos e do valor da produção, a partir da entrada em operação do empreendimento. O polo, formado pela Jeep e 14 empresas fornecedoras, deve iniciar a produção em 2015. A construção já ultrapassa a marca de 95% de conclusão.
Esta será a unidade mais moderna do grupo no mundo, responsável pela produção anual de 250 mil carros.
Fonte: Diario de Pernambuco
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