Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Pernambuco registra queda de 5,6% na produção

7 de abril de 2009

 

RECIFE E SÃO PAULO (Folhapress) – Neste ano, a produção industrial do País em fevereiro registrou crescimento na comparação com janeiro em nove das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo dados divulgados ontem pelo órgão, o maior avanço produtivo foi observado na Bahia (13,7%), seguida do Espírito Santo (8,3%), de Minas Gerais (5,7%), do Paraná (5,7%), Rio Grande do Sul (1,6%), Pará (0,9%), Ceará (0,8%) e de São Paulo (0,5%). Entre as cinco áreas com queda de produção, destaca-se Pernambuco (-5,6%), ao contrário do Nordeste, com alta de 4,1%, acima da média nacional (1,8%).

Pernambuco verificou um declínio nesse período após ter subido 5,8% em janeiro, em relação a dezembro. Quanto a fevereiro de 2008, a indústria pernambucana recuou -17,5% e registrou a menor taxa desde janeiro de 2000 (-19,5%). Todos os 11 ramos pesquisados tiveram desempenho negativo, com realce para metalurgia básica (-50,8%), produtos químicos (-23,0%) e alimentos e bebidas (-7,9%), devido, principalmente, aos recuos na produção de chapas e tiras de alumínio; borracha de estireno-butadieno e açúcar cristal, respectivamente. Santa Catarina também despencou: -4,6.

“O setor de metalurgia básica, maior responsável pela retração, vinha bem ao longo dos últimos meses, sobretudo devido aos projetos estruturadores alocados no Estado. Mas as empresas exportadoras reduziram seu ritmo de vendas e isso refletiu no volume de produção, como as tiras de alumínio, que vão para os Estados Unidos”, afirmou a economista da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Osângela Sena. Na avaliação dela, os feriados do período e as férias também contribuíram para o desempenho. Amanhã, a Fiepe deve divulgar sua pesquisa sobre a produção industrial.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco