Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

PE briga por entreposto de Manaus

7 de agosto de 2007

 

Pernambuco pode ser o local de instalação de mais um entreposto da Zona Franca de Manaus para distribuir os produtos para todo o Nordeste. O projeto, que está em estudo desde a gestão Jarbas-Mendonça, indica o município de Petrolina, a 770 quilômetros do Recife, como ponto de funcionamento do entreposto. A medida está sob análise na Secretaria da Fazenda e depende de acertos na alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O gerente geral de Novos Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jackson Rocha, explicou que, hoje, os produtos eletrônicos fabricados em Manaus – televisores, aparelhos de DVD e telefones celulares, por exemplo – saem do Amazonas de barco, são descarregados no Sudeste e, a partir daí, distribuídos para o resto do País. “A distribuição é feita, principalmente, a partir de Resende (RJ)”, explicou. “Um entreposto em Pernambuco reduziria os custos de transporte”, comentou. Rocha lembrou que Petrolina possui localização eqüidistante de todas as capitais do Nordeste. “A cidade fica a mais ou menos 800 quilômetros de todas as capitais e tem malha rodoviária para essa ligação”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, através de sua assessoria de Imprensa, informou que o projeto ainda está em fase de estudos técnicos, na Secretaria da Fazenda, para depois voltar a ser discutido com o Governo do Amazonas. Petrolina disputa com as cidades de Uberlândia (MG) e Anápolis (Goiás) o entreposto, que pode gerar empregos e aumentar a arrecadação de impostos estaduais (ICMS) e municipais (Imposto Sobre Serviços – ISS), com a operação de distribuição e a atração de novas empresas para as cidades.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco