Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Parques vão ganhar câmeras

28 de junho de 2013
Num prazo de 60 dias, o Recife vai ganhar mais 40 câmeras de monitoramento para reforçar a segurança. A maior parte delas será instalada nos maiores parques da cidade: na Jaqueira, no Treze de Maio e Parque de Santana. A iniciativa é da Secretaria de Segurança Urbana municipal que deverá ganhar em breve uma central de monitoramento para acompanhar a movimentação de grande parte da cidade. Os equipamentos serão utilizados para acompanhar não apenas a questão da segurança, mas também a mobilidade urbana, o recolhimento de lixo, problemas relacionados à saúde e ainda os entornos das escolas da capital.
 
“Já temos todos os pontos mapeados e, por enquanto, vamos usar a central de monitoramento da CTTU até que a nossa seja construída”, detalhou o secretário Murilo Cavalcanti. A ideia da instalação das câmeras nasceu das experiências bem-sucedidas de outras cidades como Rio de Janeiro, Campinas, Cidade do México e Medellín. “Serão equipamentos de alta qualidade e que estarão servindo de olhos onde antes não havia monitoramento. Com essas câmeras, vamos poder ter um controle da cidade na questão do trânsito, do deslocamento das ambulâncias do Samu e dos parques”, disse. Outras secretarias municipais como Mobilidade e Controle Urbano e Infraestrutura e Serviços Urbanos poderão enxergar o que acontece nas ruas da cidade. “Além desses equipamentos, a prefeitura pretende instalar 400 câmeras no Recife até o fim da gestão”, argumentou Cavalcanti.
 
Localizado no coração do Recife, o Parque Treze de Maio será o lugar mais vigiado. Receberá seis câmeras de monitoramento. Segundo o gerente-geral de Operações da Secretaria de Segurança Urbana, tenente-coronel Jonas Félix Barbosa, todos os pontos onde os equipamentos serão colocados já foram visitados por uma equipe técnica. “No Treze de Maio, teremos uma câmera na pista central, uma próximo do horto e as demais espalhadas. Nossos equipamentos também serão vistos pela central do Centro Integrado de Defesa Social (Ciods)”, contou Barbosa. Os parques Santana e da Jaqueira receberão cinco equipamentos cada um deles. Já a Praça da Avenida do Forte e o Parque Caiara terão três câmeras.
 
Ontem à tarde, a técnica de enfermagem Edjane Brasil, 31 anos, brincava com os dois filhos no Parque Treze de Maio e aprovou a nova iniciativa para o espaço. “Costumo trazer os meus filhos para brincar aqui e acredito que as câmeras darão mais segurança para as pessoas que frequentam o local”, apontou. A operadora de telemarketing Daiana Gomes, 31, descansava em um dos bancos do parque e disse que já presenciou assaltos à luz do dia. “Acontecem assaltos à noite e também durante o dia. Pelos menos com as câmeras deverão inibir essas ações criminosas”, apostou.
 
saibamais
 
Locais onde serão instalados câmeras
Pontos                                       Unidades
Parque 13 de Maio, na Boa Vista     6     
Parque Santana, em Santana    5
Parque da Jaqueira, na Jaqueira    5
Praça da Av. do Forte, no Engenho do Meio    3
Parque do Caiara, no Caiara    3
Av. Vereador Hotacílio de Azevedo, em Nova Descoberta    2
Estrada dos Remédios, em Afogados    1
Rua São Miguel, em Afogados    1
Av. Pernambuco, na UR1    1
Av. Rio Branco, na UR2    1
Av. Otacílio de Morais Vasconcelos, naUR5    1
Academia da Cidade, em Joana Bezerra    1
Rua Vale do Sirigi, na Várzea    1
Terminal de ônibus, na Várzea    1
Rua Vasco da Gama, no Vasco da Gama    1
Praça da Academia da Cidade, no Vasco da Gama    1
Terminal de ônibus, em Passarinho    1
Rua Arman Sales de Oliveira, no Barro    1
Rua Dom Antônio, no Barro    1
Cais da Aurora, na Coa Vista     1
Av. dos Palmares, em Santo Amaro    1
Rua Jornalista Carneiro da Cunha, em Roda de Fogo    1
 
Fonte: Secretaria de Segurança Urbana do Recife 

Fonte: Diario de Pernambuco

Notícias