Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Para mudar a cara da cidade

24 de maio de 2013
A 5ª Conferência Municipal do Recife começa hoje e segue até o próximo domingo. Nos três dias do evento, políticas públicas para o planejamento urbano da cidade serão discutidas no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, na Zona Oeste.

Quatrocentos e cinquenta integrantes de movimentos sociais, ONGs, universidades e representantes de conselhos profissionais, de entidades empresariais e dos poderes Executivo e Legislativo participarão dos debates.

 
Promovida pela Prefeitura do Recife, a conferência antecede as etapas estadual e nacional previstas para o segundo semestre deste ano. Com o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já", o encontro pretende reunir ideias e discutir projetos, a fim de elaborar políticas públicas para o futuro da cidade.
 
A relação de inscritos homologados pela comissão organizadora da conferência está disponível no endereço eletrônico www.conferenciadacidade.pe.gov.br. No site, também é possível conferir o regimento e outros documentos referentes às edições anteriores.
 
A programação da conferência municipal inclui palestras ministradas por especialistas na área de direitos humanos, arquitetura e urbanismo. A economista Tânia Bacelar.
 
Já o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, terá a missão de explanar sobre política municipal de desenvolvimento urbano, trajetória e avanços rumo ao "Recife 500 Anos" – projeto urbanístico da nova gestão, que deverá se implantado no próximo ano.
 
A comissão organizadora do encontro frisa que um dos principais objetivos do evento é ratificar a interlocução entre os gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade em torno dos assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Fortalecer o espaço como instrumento para a garantia da gestão democrática, por meio da qualificação dos debates, é outro importante aspecto desta quinta edição, que acena para avanços na implantação do Conselho da Cidade do Recife.
 
Segundo a assessoria do evento, durante a conferência, os participantes terão a oportunidade de discutir não apenas os pleitos relacionados a temas recorrentes, como habitação, mobilidade, saneamento ou acessibilidade, por exemplo. Mas também debater critérios e parâmetros acerca do Projeto Recife 500 anos, que tem a finalidade de planejar a cidade nos mais diversos aspectos, com base em projetos de médio e longo prazos. A data, que marca os cinco séculos da cidade, será comemorada em 25 anos.
 
No final da conferência, 42 delegados deverão ser eleitos para participar da Conferência Estadual, que será realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro, na capital. Em novembro, é a vez do Ministério das Cidades promover a Conferência Nacional, agendada para o período de 20 a 23 de novembro, em Brasília, capital federal do Brasil e sede de governo do Distrito Federal. 

Fonte: Jornal do Commercio

Notícias