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Para motoqueiros despesa é bem maior
27 de dezembro de 2006
“Isso é um absurdo. Motoqueiro não tem pista exclusiva, não tem segurança. Eu trabalho há seis anos com moto e esses impostos pesam muito”, diz Edmilson José da Silva, que reclama por pagar R$ 300 de imposto por ano para manter a moto.
Para Bartolomeu Carvalho, diretor da Tupan, o reajuste vai pesar, e muito, na renovação do seguro de toda a frota de mais de 80 caminhões da empresa. “É um adicional de custo alto. E a gente não consegue pegar todos esses novos custos e repassar para os preços, o que faz com que as margens fiquem cada vez mais diminuídas. Isso afeta a competitividade das empresas”, reclama.
Para quem tem carro, o DPVAT é mais um encargo nos custos já elevados de manutenção de um veículo. “Eu acho que é um seguro importante, embora não conheça ninguém que já acionou o DPVAT. Mas um aumento de 11,13% para o carro é um absurdo. Isso é um dos motivos que faz com que a manutenção de um carro seja tão cara”, criticou o analista de marketing Filipe Westphalen. O protesto é reforçado pelo engenheiro Octaviano Rocha, que possui dois carros na família. “A gente fica cada vez mais achatado, com os impostos subindo mais do que o salário e a inflação”, criticou.
Se o reajuste do DPVAT já é conhecido, o outro vilão do motorista, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá o seu percentual médio de reajuste definido esta semana pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz). Segundo a Sefaz, a tabela já está pronta e deverá ser publicada no Diário Oficial. O reajuste do IPVA toma por base a valorização dos veículos no mercado e é calculado com base na Fundação Instituto de Pesquisa (FIPE).
Fonte: Jornal do Commercio
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