Outras histórias – Folha Econômica

7 de maio de 2007

O Governo Federal prepara para os próximos 20 dias um balaio de bondades visando reduzir a carga tributária e, dessa forma estimular a geração de empregos em setores que utilizem mão-de-obra intensiva como construção civil, têxteis e calçados. O que o governo também quer com essas medidas é garantir a competitividade das empresas nacionais no mercado externo, uma vez que o dólar cai cada vez mais e não tem dado sinais de recuperação. A paridade da moeda norte-americana frente ao real é praticamente de US$ 2 para R$ 1, o mais baixo patamar desde 2002. O Governo Federal quer desonerar as folhas de pagamento dos grandes empregadores, o que é uma medida louvável. Os impactos sobre a arrecadação ainda estão sendo avaliados pelo Ministério da Fazenda, que ainda não adiantou quais medidas serão adotadas. O fato é que a carga tributária, que alcança quase 40% do PIB, é de matar qualquer empresa. Seria bom que o Governo também reduzisse a carga tributária das micro e pequenas empresas, bem como o imposto pago pelo cidadão comum. O Governo, nesse caso, teria que ampliar a fiscalização e aprender a gastar com eficiência e responsabilidade, zelando por um recurso público que tem como finalidade melhorar a vida da população. Mas isso já é uma outra história.

Fonte: Folha de Pernambuco