Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Os servidores testam o governo

28 de julho de 2007

Diferente do que, certamente, imaginaram alguns secretários, a implantação de uma mesa permanente de negociação com os servidores, não representa um conselho onde dedicados dirigentes sindicais com argumentos técnicos, contrapõem-se às planilhas do governo. Não, para os servidores, o fórum é, na prática, um ambiente onde, juntos, eles poderão avaliar os limites da capacidade de resistência do Estado à força de pressão do movimento por uma melhor remuneração. E os servidores decidiram testar logo o discurso do governo Eduardo Campos.

Infelizmente, a equipe escalada pelo chefe do Executivo não se saiu bem no primeiro teste. O discurso de proposta após o ajuste com o governo federal foi entendido como uma ação política para ganhar tempo e causou frustração. A coisa ficou mais difícil depois que viram que a nova equipe vai para o confronto, à Justiça e pode chegar (como no caso dos médicos) a tentar enfraquecer o movimento na operação.

É bem verdade que a estratégia de ir a Justiça é inócua. Greve no setor publico constitucionalmente já nasce ilegal, portanto, não será uma decisão a mais do Poder Judiciário que fará servidor voltar ao trabalho. Mas desgasta a relação. Também é preciso observar que dirigente sindical no setor público é profissional. Parte dos que estão na mesa permanente têm 15 anos de militância, entre eles oito do governo Jarbas/Mendonça, um período em que eles não poderam comemorar avanços. E jogaram essa experiência em cima do governo que chegou no fórum crente num entendimento. Bom, para quem acha que o embate com médicos e professores está dramático, convém pensar nele apenas como um teste.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco