Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Os bancos chineses estão chegando

29 de outubro de 2012
Depois de emplacar a liderança nas exportações para o Brasil, a China vislumbra agora uma maior participação no nosso setor financeiro." No médio prazo, nossa expectativa é que, pelo menos, dois novos bancos se instalem no Brasil", afirma Kevin Tang, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC). O consultor Roberto Troster confirma: "Os chineses estão rondando a área". No momento em que os bancos médios brasileiros sofrem um abalo inédito, o nicho de mercado para empresas é promissor, sobretudo, para o país com maior crescimento na nossa balança comercial na década. A China, como se sabe, pulou de 3,3% nas nossas importações em 2002 para 15,2% este ano. É natural que o setor financeiro mire o aumento do número de empresas em busca de funding ou aproveitem a oportunidade de oferecer seus serviços a clientes antigos daquele país que, agora, vendem para o mercado brasileiro. Outro motivo a estimular a vinda de chineses é que o Bank of China e o ICBC, o maior banco do mundo, já estão aqui. O Banco de Desenvolvimento da China (similar ao BNDES) também tem escritório no Brasil, mas sua atuação é apenas administrativa.
 
– Como a China atua rápido, a CCIBC reuniu, num hotel em São Paulo, representantes de grandes empresas para apresentar o Bank of China e vender aos brasileiros os serviços de seus bancos.
 
– A atuação dos chineses, porém, está longe de vislumbrar o varejo. Nenhum deles tem interesse no segmento. Eles simplesmente não entendem varejo daqui.
 
– A comissão que estuda o novo pacto federativo entrega amanhã seu relatório final. Fundo de Participação dos Estados, royalties do petróleo, guerra fiscal e dívidas dos estados são os temas principais.
 
– Quem entende do setor de saúde aposta que dos 301 planos proibidos de aceitar novos clientes desde o dia 5, poucos irão atravessar a tormenta e resistir à seca no caixa. Seu modelo de negócio implica fluxo de caixa abastecido por novos contratos. Fusões e aquisições devem ser a saída.
 
– O relatório CPD Investors Brasil 2012, com dados de como 50 grandes empresas lidam com o meio ambiente, será lançado em evento, hoje às 14h, na BM&F/Bovespa.

Fonte: Brasil Econômico

Mais Notícias da Fenafisco