Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Orla fica livre da ”ciclocurva”

21 de outubro de 2014

As curvas da ciclovia das Praias do Pina e de Boa Viagem, que levaram o equipamento – o melhor implantado até hoje no Recife – a ser apelidado pela população de "ciclocurva" ou "ciclocotovelo", estão ficando para trás. As curvas continuarão por lá, mas ficarão mais sutis, menos acentuadas e perigosas. A adequação faz parte do projeto de requalificação da orla da Zona Sul da capital, que prevê a modernização, ampliação e recuperação de diversos equipamentos utilizados para o lazer e para a prática de esportes à beira-mar. Das 98 curvas existentes ao longo da ciclovia, em seus 7,8 quilômetros de extensão, quatro já foram suavizadas e todo o serviço deverá ficar pronto até o fim de novembro, garantem os executores da obra.

A possibilidade de retificar o espaço destinado às bicicletas foi descartada antes mesmo de as adequações começarem a ser feitas, na semana passada. A desativação das dezenas de vagas de estacionamento – a CTTU não soube informar quantas são disponibilizadas na pista leste da Avenida Boa Viagem – não está nos planos do município por dois motivos: a prefeitura não quer dificultar ainda mais a vida daqueles que vão à praia de carro e porque, em linha reta, a ciclovia poderia virar uma pista de corrida para os ciclistas imprudentes. "Por isso, desde o começo, a proposta foi a suavização das curvas. Tirar aquele ?cotovelo? que provoca acidentes. Com a mudança, os ciclistas poderão pedalar com menos risco de colisões", explica Otoniel Pimentel, um dos representantes da Orla Recife, empresa responsável pelo projeto.

A readequação da ciclovia significou a ampliação de 50 a 70 centímetros do espaço destinado às bicicletas e a redução de 49 vagas de automóveis. "Perdemos meia vaga de carro para melhorar cada curva. Os blocos de concreto que segregam a ciclovia foram ampliados para a área das vagas de carro e não para a pista de rolamento da orla, o que prejudicaria o tráfego", diz o engenheiro Brunno Vilanova.

A suavização das curvas agradou aos ciclistas. Alguns, entretanto, defendem que as vagas de estacionamento sejam eliminadas e o equipamento ampliado em linha reta por toda a orla. "O que fizeram já ajudou muito, mas acho que ficaria melhor se a ciclovia fosse totalmente reta", defende o ciclista Londomarque do Nascimento.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco