Notícias da Fenafisco

Ônibus mais rápidos na Domingos Ferreira
16 de junho de 2014Começou a funcionar hoje o corredor exclusivo de ônibus da Avenida Domingos Ferreira, no Pina e em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A Faixa Azul, como é chamada, tem 5,8 quilômetros de extensão, a partir da Avenida Herculano Bandeira, na altura do Atacado da Construção, até o encontro com a Rua Barão de Souza Leão. De segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, carros de passeio não poderão circular nesse espaço.
A finalidade da Faixa Azul é reduzir o tempo de viagem do transporte coletivo, como já ocorreu na Rua Cosme Viana, em Afogados, e na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, Imbiribeira, onde também foi implantada. Nessas duas vias, a Secretaria de Mobilidade Urbana calcula que a velocidade média dos ônibus aumentou em 40%. Mas a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, revela que, na Domingos Ferreira, o ganho deve ser menor, em torno de 20 a 25%. "A dinâmica do comércio é diferente e exige que muitos carros entrem na faixa para fazer conversão à direita", explicou. Essa é a única situação em que veículos de passeio podem usar o corredor.
Apesar disso, a presidente da CTTU considera a faixa uma vitória para os usuários do transporte público. "Quando os ônibus não precisam disputar espaço com outros veículos, ficam mais eficientes", afirma. No trecho onde a Faixa Azul foi instalada circulam 24 linhas de ônibus, que fazem até 160 viagens por hora, transportando 17 mil passageiros. Táxis com passageiros também podem usar o espaço.
Taciana Ferreira informou que a próxima Faixa Azul da cidade será instalada em agosto na Avenida Recife, onde já foi feito o recapeamento do asfalto. "Nossa intenção é colocar essa faixa em atividade já com a fiscalização eletrônica", revela, acrescentando que a licitação para adquirir 200 câmeras já foi aberta no último dia 9. "Por mais que a gente multe, sempre há invasão. E como nosso efetivo é pequeno, esses equipamentos vão reforçar a fiscalização."
Também está prevista a instalação de corredores exclusivos nas Avenidas Beberibe, Engenheiro Abdias de Carvalho, Conselheiro Aguiar e Antônio de Góis (ambas em Boa Viagem), Visconde de Albuquerque (Madalena), Rua Cônego Barata (Tamarineira), Estrada dos Remédios (Afogados) e na Estrada Velha de Água Fria.
O artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 53,20 e mais três pontos na carteira do motorista que for flagrado trafegando em corredor exclusivo.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco

Conselho da Fenafisco discute estratégias políticas no primeiro dia de reunião em Brasília
A 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco teve início nesta quarta-feira (9), às 9h30, no Brasília Imperial Hotel. […]

Fenafisco participa da Assembleia do Fonacate sobre pautas previdenciária
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), representada pelo diretor do departamento de projetos especiais, Toni Pinto, esteve […]

Capital federal recebe 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco
Nos dias 9 e 10 de abril, a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) promove a 231ª Reunião […]

Fenafisco participa de mobilização na Câmara em defesa dos servidores públicos
A Fenafisco, representada pelo diretor parlamentar Celso Malhani, participou nos dias 25 e 26 de março do esforço concentrado promovido […]